O que você vai ler neste artigo:
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), também conhecido como LOAS, é uma importante ajuda financeira para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade social.
Para 2025, espera-se um aumento significativo no valor do BPC, o que poderá melhorar a qualidade de vida de milhares de brasileiros.
O BPC (Benefício de Prestação Continuada) é um auxílio financeiro pago pelo Governo Federal aos brasileiros que se encontram em situação de vulnerabilidade social e que não podem garantir a própria subsistência.
O valor do benefício é de um salário-mínimo mensal e é destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência (PcD) de qualquer idade, que tenham renda familiar baixa. Para receber o BPC, é preciso atender a alguns requisitos.
Ser diagnosticado com alguma deficiência de longo prazo, seja física, mental, intelectual ou sensorial, que impeça a participação plena na sociedade.
A renda familiar mensal per capita deve ser de até 1/4 do salário-mínimo.
Além desses requisitos, todos os beneficiários devem estar cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), que é o sistema do Governo Federal usado para selecionar famílias de baixa renda em diversos programas sociais.
Para 2025, há a expectativa de que o valor do BPC seja ajustado, seguindo a previsão de aumento do salário-mínimo. Assim, o benefício pode alcançar valores em torno de R$1.509,00. Essa mudança está atrelada ao crescimento do índice de preços e à necessidade de valorização do benefício para garantir um mínimo de dignidade aos beneficiários.
Se você deseja saber mais sobre como garantir maior segurança financeira e explorar formas de poupar ou investir, o Banco PAN oferece diversas opções para que você possa melhorar sua organização financeira.
O aumento do BPC proporciona um alívio financeiro significativo para aqueles que vivem com recursos limitados. Com um valor maior, os beneficiários poderão:
Cobrir despesas básicas: O acréscimo no valor pode ajudar a pagar contas de alimentação, saúde e moradia.
Acessar melhores serviços: Com um orçamento maior, é possível buscar serviços de saúde e assistência social mais adequados.
Realizar pequenos investimentos: O aumento pode abrir espaço para pequenos investimentos que melhorem a qualidade de vida, como a compra de alimentos e medicamentos.
Não. O BPC não é uma aposentadoria e sim, um benefício assistencial, não é considerado uma aposentadoria, pois não requer contribuições ao INSS. Assim, quem recebe o BPC não tem direito ao 13º salário e nem à pensão por morte.
Para fazer a solicitação do BPC, deve ser por meio do Meu INSS (plataforma digital do Instituto Nacional do Seguro Social), pelo site ou aplicativo, também é possível agendar o atendimento pelo telefone 135 ou em uma agência do INSS.
Se você está buscando um suporte financeiro adicional, o Banco PAN oferece diversas opções de empréstimo consignado que podem ser uma solução viável. Além disso, conheça também a nossa conta digital, que pode facilitar o gerenciamento das suas finanças.
Transforme seu Aumento Salarial em oportunidades com o Empréstimo Consignado do PAN. É simples, rápido e seguro!
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais