O que você vai ler neste artigo:

Com tantos compromissos diários e uma rotina corrida, é inevitável que, em algum momento, algo passe batido. Mas, quando o esquecimento envolve uma conta que não foi paga, ele pode gerar prejuízos e dores de cabeça.

Para evitar o pagamento com atraso e garantir praticidade para a sua vida financeira, uma boa alternativa é colocar as contas no débito automático.

O serviço oferecido pelo Banco PAN possibilita o pagamento de algumas contas recorrentes utilizando o saldo da conta digital, automaticamente, na data de vencimento, em vez de pagar cada um dos boletos de forma manual.

Luz, água, telefone, internet são algumas das várias contas que podem ser colocadas na função de pagamento por débito automático.

O recurso garante que todas essas contas serão quitadas em dia, sem correr o risco de pagar multa e juros de atraso. Outra vantagem muito importante é a segurança que a função oferece, eliminando o risco de cair em golpes, como o do “boleto falso”.

Há um detalhe muito importante: tenha sempre saldo suficiente em sua conta digital para pagamento em débito automático.

O QUE É DÉBITO AUTOMÁTICO?

Débito automático é um serviço oferecido por bancos e outras instituições financeiras que utiliza o saldo da conta dos clientes para quitar, de forma automática, contas mensais, como de água, luz, gás, telefone, internet etc.

O débito automático em conta é uma maneira de não ter de se preocupar com o pagamento de um boleto, seja por falta de tempo ou por esquecimento. É a garantia de que a fatura será paga na data de vencimento.

COMO FAZER O CADASTRO DO DÉBITO AUTOMÁTICO NO PAN?

Para fazer o cadastramento de uma conta no débito automático, o cliente precisa digitar um número que está no boleto, chamado “código de pagamento”. É importante ressaltar que esse não é o mesmo que código de barras e varia de boleto para boleto.

Data de ativação do débito automático

Um ponto de atenção que o cliente precisa ter é que o débito automático pode não ficar válido logo que sua solicitação é feita. O banco pode demorar até 30 dias para realizar essa ativação, dependendo da concessionária emissora da conta. Caso a data de vencimento do boleto esteja próxima, talvez o cliente precise realizar o pagamento de forma manual.

A partir do momento em que a conta já estiver ativada nessa função, o débito é realizado sempre no dia do vencimento da fatura.

Saldo na conta

Um dos pontos de maior atenção que o débito automático exige é que se tenha saldo em conta. Caso a conta esteja zerada no dia do pagamento, o banco não irá debitar e, provavelmente, o cliente ficará inadimplente.

No caso do cliente PAN que não tenha saldo em conta, mas conte com o Limite Emergencial, o banco usará esse crédito para realizar o pagamento. No entanto, há encargos, como juros, quando esse recurso é utilizado.

O PAN sempre realiza o débito até às 12h do dia de vencimento. Por isso, fique tranquilo: se você colocar esse saldo na conta na parte da manhã, o pagamento estará garantido.

Leia também: Descubra como e quando usar o limite emergencial do Banco PAN

DICA EXTRA PARA QUE TEM CONTAS EM DÉBITO AUTOMÁTICO

  • Sempre confira se o pagamento foi concluído, para não correr risco de só ver tarde demais que, por alguma razão, a operação não foi realizada.
  • O PAN não cobra taxas pelo serviço de débito automático. Esse é um serviço gratuito para trazer mais praticidade para o seu dia a dia.

Lembrando que você deve solicitar o débito automático pelo app do Banco PAN.