O que você vai ler neste artigo:
DICAS
•
6min. de leitura
•
08.09.2020
controle
seus gastos
PorRodrigo Chiodi
Se você já assistiu à série Todo Mundo Odeia o Chris, certamente conhece o carismático personagem Julius Rock. Interpretado pelo ator Terry Crews, ele é o pai do Chris. Uma de suas características é o fato de ser um tremendo pão-duro. Selecionamos cinco de suas frases mais marcantes sobre dinheiro para fazer você pensar.
Ok, pode parecer um exagero porque o Julius nunca queria gastar nada, nem mesmo com as coisas mais básicas. Mas dá para tirar uma lição se você tiver um pouco de sensatez.
Você não pode gastar além do que tem na conta. Se fizer isso, vai ficar no vermelho. Só que é justamente esse o erro que muita gente comete. Segundo um levantamento feito em 2019 pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), dois em cada dez brasileiros usam o cheque especial todos os anos. E acabam pagando juros por isso.
Ou seja, o Julius tem um quê de razão.
Repetir que tem dois empregos é uma marca do Julius. Ele não se cansa de jogar isso na cara da esposa, Rochelle, e dos filhos.
A pergunta que não quer calar é: por que o dinheiro é insuficiente? Isso acontece com frequência e o site Me Poupe, da influenciadora e jornalista Nathalia Arcuri, dá uma pista do porquê. Ao listar os sete erros mais comum das finanças pessoais, o primeiro equívoco é: “você compromete o salário antes de receber”. Será que o Julius não está fazendo isso? E será que você não está fazendo isso também?
Ou seja, você não precisa ter nada muito caro na visão do Julius.
Mas isso é apenas a opinião dele, ok?
Há pessoas que gostam de ter roupas, joias, relógios e outros itens mais caros. Outras preferem coisas mais simples. Isso é tudo muito pessoal. A questão toda é: você vai ter dinheiro para pagar certas mordomias caso opte por comprá-las?
Tenha em mente que o comércio de itens supercaros existe no mundo todo — e no Brasil não é diferente. Em 2019, o mercado de luxo movimentou R$ 26 bilhões e, segundo a Época Negócios, continuou crescendo em 2020 mesmo com a pandemia do Covid-19.
O garoto em questão é o Chris e a ordem é para que ele tire da tomada o rádio-relógio, eletrônico comum nos anos 80, época em que se passa a história. O objetivo é economizar energia.
No Brasil, isso faz sentido durante o ano inteiro, especialmente no inverno, quando a conta de luz fica mais cara. E vai piorar. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou em julho o aumento de 26,6% da tarifa de transmissão de energia para o ciclo 2020-2021. Portanto, tirar da tomada equipamentos sempre que possível não apenas faz baixar a conta de luz como ajuda a poupar recursos naturais. Nesse aspecto, ponto para o Julius.
A quarentena mostrou que é possível se divertir em casa, sim, com filmes, jantares, cinema e muito mais. Mas, convenhamos, tudo tem limite.
Quando e onde houver segurança para se divertir fora de casa, com a devida proteção contra o coronavírus, e dentro daquilo que o orçamento pessoal permitir, é sempre bom ter um lazer para relaxar a cabeça.
A youtuber Nérida Barbosa gravou um vídeo falando sobre estas cinco dicas. A imitação do Julius feita por ela está impagável.
A série Todo Mundo Odeia o Chris é uma comédia dramática que foi produzida entre 2005 e 2009 pela rede americana CBS. Teve quatro temporadas e 88 episódios. A história gira em torno de Chris Rock, um adolescente que vive com sua família no bairro do Brooklyn, em Nova York. Chris é interpretado pelo ator Tyler James Williams.
PALAVRAS-CHAVE
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais