O que você vai ler neste artigo:

 

Comprar roupa online ainda é um problema para muita gente. Além dos cuidados normais para as aquisições à distância, esse tipo de transação envolve outras preocupações, sobre cores, tamanhos, caimento e qualidade da peça. Então, fica a pergunta: como comprar roupas pela internet e não errar?

As compras pela internet estão em plena expansão. Cada vez mais pessoas aderem à modalidade e a disposição para fazer aquisições online só aumenta.

Uma pesquisa da CNI (Confederação Nacional das Indústrias) em 2021 revelou que os brasileiros têm cada vez mais disposição para compras online. Outro estudo, esse da FecomércioSP, revelou que os consumidores do país pretendem continuar a fazer compras online e a reduzir gastos após a pandemia.

Além disso, a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), ainda mostrou crescimento no volume de dinheiro movimentado por pagamentos remotos feitos por cartão de crédito no 1º trimestre de 2021.  

Se você gosta de fazer compras online e já percebeu as vantagens dessa modalidade, mas ainda tem dúvidas sobre como comprar roupas dessa maneira, siga a leitura deste texto para ver dicas.

7 DICAS SOBRE COMO COMPRAR ROUPAS DE QUALIDADE PELA INTERNET 

  1. Atenção à tabela de tamanhos 

Esse é um dos principais obstáculos para a compra de roupas online: o tamanho da peça. Não há padronização de tamanhos no Brasil, então um item “M” de uma confecção pode ter medidas diferentes do “M” de outra marca.

Antes de mais nada, tire suas medidas. Com elas em mãos, procure a tabela de medidas que os sites normalmente trazem. Compare e veja qual é o mais adequado para você.

Se ficar em dúvida, peça ajuda do atendimento do portal ou da empresa. 

  1. Preste atenção nas modelagens  

Esse é um item que faz a diferença na hora do caimento, especialmente em calças. Os modelos jeans, por exemplo, podem trazer opções como justa, reta, flare, skinny ou cigarrete, entre outros.

Os modelos de blusas podem também variar, com alternativas como regular, ampla, justa, longa, curta, cropped etc.

Entenda o que cada um significa na confecção em que você está fazendo a pesquisa e, se ficar em dúvida, procure pelo atendimento da empresa.

  1. Quando possível, opte por peças reguláveis

Para evitar o problema de caimento ou tamanho, uma alternativa é buscar peças que possam ser reguladas. Calças com elástico ou amarração na cintura e vestidos ou blusas com alças que podem ser ajustadas são alguns dos exemplos.

  1. Procure modelos que você já conhece

Quais são suas peças preferidas e que têm melhor caimento? São batas? Blusas justas? Calças mais largas? Uma forma de acertar com mais facilidade é buscar modelos semelhantes aos que você gosta. Para a compra à distância, essa observação pode ajudar.

  1. A cor pode não ser exatamente a que você vê na tela

Viu uma peça com uma cor incrível e se apaixonou à primeira vista? Cuidado. Se para você aquele item só vale a pena pela cor, é bom lembrar que pode haver diferenças entre a tonalidade que está na tela e a que a roupa realmente tem. 

Em geral, os sites alertam para essa diferença.

  1. Não deixe de ler a descrição do produto

Em boa parte dos e-commerces, os vendedores descrevem a composição das roupas e dizem quais materiais são usados. 

Como não dá para pegar a peça antes de adquiri-la à distância, essas informações são fundamentais para saber o material em que ela é confeccionada, aviamentos usados e outros detalhes que podem fazer a diferença.

  1. Confira qual o processo de troca ou devolução do e-commerce

Mesmo seguindo todos esses passos, é possível que, quando a mercadoria chegar, você não goste dela. Ou que o modelo agrade, mas o tamanho esteja errado. Por isso, antes de confirmar a compra, procure qual é o procedimento para troca ou devolução que o e-commerce oferece.

Em qualquer compra pela internet, o consumidor tem o chamado “direito de arrependimento”. Se não gostar, pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta, trocar por um produto igual de outro tamanho ou usar o valor pago como abatimento em uma compra de valor igual ou maior. 

Mas atenção: o prazo é de 7 dias corridos contados a partir da data do recebimento da mercadoria. Por isso, assim que receber a roupa já confira se está tudo ok e se você quer ficar com o produto.

REGRAS GERAIS PARA FAZER COMPRAS ONLINE COM SEGURANÇA

Além dessas dicas que são específicas para a compra de roupas pela internet, é preciso ter os cuidados básicos de qualquer transação online.

Saber se o site é seguro é a principal delas. Afinal, você vai inserir dados financeiros para concluir a transação. Confira itens como:

  • se na barra de endereço do seu navegador aparece a sigla HTTPS antes do www e um símbolo de cadeado;

  • se o site tem selos de segurança;

  • se a página possui Política de Privacidade;

  • se a URL é a original da loja pois alguns fraudadores usam URLs parecidas com as de lojas famosas.

Além disso, pesquise a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, prefira pagar por cartão de crédito, pois as empresas de cartão estão preparadas para verificar operações fraudulentas, e suspeite de descontos altos demais.

Mas pense bem e entenda como evitar as compras por impulso, que são comuns quando se trata de roupas. O Matheus e o Guigo fizeram um vídeo no canal Pra Fazer Mais com dicas para evitar essa prática. Confira!