O que você vai ler neste artigo:

Empresas abrem e fecham as portas todos os dias. Para se ter ideia, mais de 600 mil negócios foram fechados no Brasil entre maio e agosto de 2022. Em contrapartida, cerca de 2,7 milhões de empresas foram inauguradas no mesmo período, segundo dados do Ministério da Economia. Esses números são vistos por economistas como positivos e colocam o país na 7º posição no ranking de empreendedorismo mundial, conforme estudo do Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

O sucesso ou o fracasso de um estabelecimento depende de diversos fatores, mas os especialistas em empreendedorismo são unânimes em afirmar que estabelecer metas e estratégias é essencial para enveredar por um caminho que traga bons resultados.

Se você chegou até este texto é porque, provavelmente, pretende abrir uma empresa. Neste artigo, você vai conhecer algumas metas e estratégias para abrir e alavancar o próprio negócio, descobrir os principais objetivos para ter uma empresa de sucesso e saber todos os trâmites legais para abrir um negócio do zero. 

O QUE É PRECISO AVALIAR ANTES DE ABRIR UMA EMPRESA?

Um aspirante a empreendedor quando começa a pensar numa empresa que deseja abrir e comandar precisa, antes de tudo, responder algumas perguntas pessoais, como quem eu sou, para onde vou, como chego lá e o que eu gosto de fazer. Especialistas em negócios afirmam que a última pergunta é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, afinal, é primordial saber o que a pessoa gosta de fazer para que haja satisfação e competência naquilo que se propõe a realizar. 

Para isso, o futuro empreendedor deve listar áreas de interesse e, dentre esses temas, escolher aquele que consegue ter domínio ou ser considerado acima da média no mundo dos negócios. A partir daí, é necessário haver pesquisa de mercado, saber se existe demanda daquele produto na comunidade ou serviço, ou seja, investigar se os consumidores onde o empreendedor deseja instalar o negócio têm interesse em comprar tal produto ou serviço.

A dica é começar com degustação, pesquisa de demandas e concorrência. Os especialistas dizem que, se uma pessoa pretende abrir um restaurante, por exemplo, o ideal é apostar, a princípio, na oferta de pratos para vizinhos, amigos e familiares, para só depois estender o negócio para mais pessoas.

Isso ajuda a praticar as habilidades, ouvir sugestões e críticas para melhorias e fazer pequenas modificações para chegar ao ponto certo. Nesse meio tempo, dizem os especialistas em negócios, o empreendedor chega à conclusão se vale a pena colocar a empresa na rua, apostar em vendas on-line ou nos dois.

COMO MONTAR UMA META PARA A EMPRESA?  

Ter uma meta ajuda o empreendedor a fixar os parâmetros fundamentais de onde se quer e aonde se pode chegar. Trata-se de um norte. A meta precisa ser mensurável, alcançável, relevante e temporal. Entenda cada uma delas: 

  • Mensurável

É necessário criar metas baseadas em números, por exemplo. E, depois, escolher uma forma de medir os resultados, por meio de anotações e planilhas para acompanhar o processo. Isso envolve a quantia investida, o orçamento para as despesas do negócio, a reserva financeira em casos de emergência e a folha de pagamento dos funcionários.

  • Alcançável

Tenha ciência da sua possibilidade. Bom senso e autoconhecimento são ideais. Não crie um negócio que seja inviável tanto financeiramente quanto em termos de capacidade técnica.

  • Relevante

É aquela que faz você acordar mais cedo, dormir mais tarde. Precisa lhe estimular naturalmente. Ou seja, precisa fazer sentido e trazer inspiração.

  • Temporal

Tudo tem um tempo para acontecer. Não tenha pressa. Estabeleça prazos para alcançar as metas, assim você saberá se conseguiu cumprir a meta dentro do tempo estipulado.

QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS PARA TER UMA EMPRESA DE SUCESSO?

Depois da avaliação sobre o tipo de negócio que o empreendedor pretende ter e da elaboração das quatro metas listadas acima, é necessário criar uma lista de objetivos da empresa ou objetivos de negócio de curto, médio e longo prazo. São eles que ajudam no alcance dos resultados esperados.

Para isso, é necessário definir objetivos mensuráveis, realistas e precisos. É graças a isso que a tomada de decisão vai ser orientada rumo ao resultado esperado. Os objetivos orientam os colaboradores para que todos possam trabalhar para a mesma finalidade, fornece uma métrica para medir o sucesso e direciona as estratégias implementadas. Tudo para chegar a estes resultados:

  • Manter ou aumentar a lucratividade do negócio
  • Obter maior produtividade
  • Oferecer um excelente serviço ao cliente
  • Atrair e reter capital humano
  • Alcançar os clientes certos
  • Manter os valores fundamentais da empresa
  • Ter um crescimento sustentável
  • Otimizar a gestão de mudanças
  • Destacar-se da competição
  • Manter um fluxo de caixa saudável

Os objetivos levam a obter métricas que permitem que você garanta que está no caminho certo para obter os efeitos esperados dentro do prazo estipulado. Assim, caso não esteja bem, é possível fazer algumas adaptações que o colocarão de volta no caminho certo.

SAIBA QUAIS ESTRATÉGIAS USAR PARA ABRIR UM NEGÓCIO

  • Crie um plano de negócios  

Para especialistas em empreendedorismo, o erro de quem quer se tornar pessoa jurídica começa na falta de planejamento. O planejamento é o que vai diminuir a distância entre o sonho do empreendedor e a implementação do negócio. 

É necessário traçar um mapa do percurso que irá percorrer, descrevendo o passo a passo e todas as ideias que almeja. Isso faz o negócio ser claro tanto para o empreendedor quanto para seus sócios, facilita a apresentação da empresa à sua equipe, aos fornecedores e potenciais clientes.

Além de analisar os pontos fortes e fracos do negócio e avaliar o empreendimento por meio da comparação entre o que foi previsto e o que efetivamente foi realizado. Além disso, o planejamento pontua o que é possível ser feito com o dinheiro em caixa, o número de funcionários que é possível contratar, entre outros fatores. 

  • Aprenda a inovar

Bares, restaurantes, boates, sorveterias, salão de beleza e loja de roupa têm aos montes por aí. Abrir uma empresa no mesmo setor não é um problema. A questão é que, para jogar a concorrência de escanteio, ter visibilidade e ser um negócio rentável, o empreendedor tem que encontrar uma oportunidade. Para isso, precisa criar um produto inovador ou formatar um modelo de negócio novo, que chame atenção do consumidor.

Lembre-se: cliente gosta de qualidade. Soma-se isso ao mar de novidades oferecidas pela empresa, o negócio deixa de ser plural e ganha ares de singularidade. Portanto, antes de abrir um negócio, pergunte-se: o que eu posso fazer para minha empresa ser inovadora?

  • Aposte em capacitação continuada e treinamento  

educação continuada é primordial para ter um negócio estável. Os especialistas em empreendedorismo afirmam que, quando uma empresa promove capacitação e treinamento tanto para os gestores quanto para os funcionários, o negócio ganha movimento. Ou seja, deixa de ser estático e se moderniza.

Caso tenha montado um restaurante, por exemplo, não basta apenas saber e gostar de cozinhar. É necessário estar atento às mudanças no setor, às novidades. Entram nesse ponto os cursos, workshops com profissionais que são referências no ramo e até um intercâmbio entre empresas de sucesso. 

  • Seja organizado

Outro erro comum dos empreendedores é misturar o caixa da empresa com as finanças pessoais. Muitas vezes, o dinheiro do negócio acaba servindo como socorro para as dívidas do próprio empresário. O resultado logo fica evidente: o lucro não aparece, o caixa entra em colapso, os salários dos funcionários atrasam e o estoque deixa de ter reposição.

A orientação dos especialistas em empreendedorismo é contratar um contador ou administrador para não levar o negócio ao fundo do poço. São esses profissionais que vão elaborar tabelas, apontar deficiências em planejamentos e resultados e calcular todo o prejuízo e lucro mensalmente. 

Abrir uma conta digital apenas para o negócio é outra forma de organização. Num mundo cada vez mais digitalizado, em que poucos clientes usam dinheiro em espécie no dia a dia, ter uma maquininha de cartão também ajuda no controle do dinheiro que entra no caixa. 

  • Tenha foco no cliente

Com a concorrência acirrada, os clientes modernos passaram a ser mais exigentes. E as empresas precisam chamar atenção deles caso queiram se destacar no meio da multidão. Os especialistas em mercado dizem que pessoas não compram, por exemplo, apenas um sorvete, mas, sim, uma experiência degustativa. Não querem uma peça de roupa, mas uma experiência de autoestima, beleza, construção de estética e conforto.

Para que isso aconteça, a empresa deve ter foco total no cliente, iniciando essa experiência positiva no momento da apresentação do produto até a entrega do pacote. Seja pela embalagem atrativa, pelo odor que o produto exala, a cor, por um brinde que o cliente receba, fazendo-o se sentir especial. Ter foco no cliente é também estar por dentro de tendências. Se o seu negócio for no ramo da moda, por exemplo, é essencial saber as peças queridinhas do momento e usar isso a seu favor.

  • Invista em marketing digital

O marketing digital é um dos maiores aliados do seu negócio. Pesquisa realizada ano passado pela ROI Marketing Institute aponta que o marketing digital influencia as decisões de compras dos consumidores. Afirma ainda que as empresas que dizem ter objetivos de negócios em seus planos de marketing e comunicação ganham, em média, 8,8% a mais do que aquelas que não têm.

A construção de redes sociais com ofertas de produtos, e-mail marketing com cupons de descontos, brindes e cashbacks são técnicas do marketing digital que criam relacionamento com o cliente, fideliza e, consequentemente, aumentam as vendas.

 

QUAIS OS TRÂMITES LEGAIS NECESSÁRIOS PARA ABRIR UMA EMPRESA DO ZERO?

Se você não for parte de nenhuma outra empresa e planeja começar com um investimento baixo, você só precisa se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI), procedimento que você pode realizar de maneira totalmente virtual. 

Ao se cadastrar como MEI, você passa a ter um Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e as facilidades e obrigações que esse título implica. É importante lembrar que o MEI só é válido para quem planeja um faturamento anual de até R$ 81 mil. Passando desse valor, no ano seguinte, você precisará mudar seu registro para o de microempresa, o que requer outros processos legais. 

Se esse for o caso, o ideal é contratar um contador ou uma empresa de contabilidade para resolver todos os trâmites legais, como documentações e registros em órgãos públicos.

 

Com a regularização da sua empresa, você precisa começar a colocar todo o planejamento, metas e estratégias que ensinamos acima em prática. Uma forma de obter dinheiro para tirar suas ideias do papel é pedir empréstimo, mas nem todo mundo sabe as diferenças entre modalidades de crédito ofertadas pelas instituições financeiras. Entenda mais sobre o assunto e conheça os tipos de empréstimos!