O que você vai ler neste artigo:
Esses locais são os responsáveis por aulas teóricas e práticas de condução de veículos, como carros e motos.
Quem deseja ter o seu próprio carro ou usar diferentes tipos de veículos em situações diversas, como para trabalhar, precisa portar a CNH que indique estar habilitado àquela categoria específica (carros, motos, caminhões etc)
Para ter esse documento, é necessário se inscrever em uma autoescola, fazer aulas e provas (teórica e prática) para, finalmente, obtê-lo.
Saiba mais sobre o CFC e as etapas necessárias até a obtenção da carteira de motorista.
A autoescola é uma escola que ensina as pessoas a dirigir veículos diversos, como carros, motos, vans, caminhões e outros.
Nesse local são mostradas as regras de trânsito, as boas práticas de condução e, claro, como dirigir ou pilotar, conforme a categoria de CNH desejada.
Vale lembrar que a carteira de motorista só pode ser obtida por quem é maior de 18 anos e tem documento de identificação oficial com foto, além de CPF.
As categorias disponíveis para constar na CNH influenciam nas aulas e valores cobrados pelas autoescolas. Veja cada uma delas:
Cada categoria também possui exigências próprias para a obtenção. A partir da categoria C, por exemplo, é necessário ter CNH há pelo menos 1 ano, sem ter cometido infrações graves ou gravíssimas.
Para a categoria D, é preciso ter mais de 21 anos e habilitação por 2 anos na categoria B, ou 1 ano na C. Por fim, para conseguir a CNH categoria E, é preciso ter 2 anos de habilitação na categoria C ou 1 ano de categoria D.
A autoescola é o local que conta com professores teóricos e práticos que ajudam na obtenção da carteira de motorista, ou se preferir, da CNH.
Essa instituição deve ser credenciada junto ao Detran do seu estado e contar com estrutura para as aulas teóricas, além de veículos disponíveis para as práticas de condução.
Na parte teórica, com duração de 45 horas/aula para aulas de direção de carro e moto, a divisão dos temas é definida em carga horária por aula da seguinte maneira:
Em relação à parte prática, que deve ser de ao menos 25 horas/aula para carro e moto, não é mais exigido o uso de simulador, então, as aulas acontecem nos veículos da própria autoescola.
Porém, é preciso ter atenção às etapas para obter a carteira de habilitação, pois algumas delas ocorrem antes do início das aulas na autoescola.
O processo é iniciado nelas, mas algumas outras partes são realizadas fora do Centro de Formação de Condutores.
Em geral, as etapas para conseguir a Carteira Nacional de Habilitação são:
Depois da aprovação, será emitida, pelo Detran, a Permissão Para Dirigir, com validade de 1 ano. Em seguida, é possível pedir ao Detran a CNH definitiva, com validade em todo o país.
Em cada etapa, pode ser exigido o pagamento de taxas, que vão variar de acordo com o Detran de seu estado, também, com o CFC. No caso de São Paulo, as taxas do Detran para a primeira CNH são:
Fora essas taxas, há os valores cobrados pela autoescola, pelo curso em si. Não há preço tabelado, já que cada CFC cobra o que acha adequado, mas os custos ficam bem maiores do que os detalhados acima.
O limite máximo para obtenção da CNH após o início do processo é de 12 meses. Caso o aluno consiga acelerar as aulas teóricas e práticas, o tempo pode ser reduzido. Agora, se houver reprovações, o tempo para conseguir a CNH pode aumentar.
Após todas as etapas, a CNH é enviada ao endereço do aluno pelo Detran, por correio, em até 15 dias úteis.
Em geral, o curso da autoescola pode levar de 4 a 6 meses.
Para evitar golpes e tirar a CNH da maneira correta, é fundamental entender o que observar na hora de escolher uma autoescola:
Depois de conseguir a CNH, você pode querer comprar o seu próprio carro. Entenda como o financiamento de veículos pode ajudar!
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais