O que você vai ler neste artigo:
Beneficiários do Bolsa Família com cartão de final 2 recebem a parcela 5 nesta quinta-feira (19). Veja o calendário
ARTIGOS
•
6min. de leitura
•
19.08.2021
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
O Ministério da Cidadania está pedindo a devolução voluntária dos recursos do auxílio emergencial para 650 mil pessoas entre esta quarta (18) e quinta-feira (19).
Quem está recebendo pedidos de devolução do auxílio emergencial são os trabalhadores que tiveram pedido de restituição do benefício ao declararem o Imposto de Renda.
Isso ocorre porque os contribuintes que receberam auxílio emergencial em 2020 e tiveram outros rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76 precisam devolver o valores recebidos no ano passado.
Quando esses contribuintes declaram o Imposto de Renda e o sistema detecta rendimentos tributáveis acima de R$ 22.847,76, gera um Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF).
Trata-se de um documento gerado automaticamente que serve para devolução do benefício.
Aqueles contribuintes que não pagaram a DARF que o sistema gerou estão sendo notificados pelo governo federal para devolver o valor recebido com o auxílio emergencial de forma voluntária.
Também estão sendo notificadas pessoas que possuíam algum vínculo empregatício na época do auxílio ou que já recebiam outro benefício do governo como aposentadoria, seguro-desemprego ou que aderiram ao Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.
Ainda estão sendo notificadas pessoas que tinham renda incompatível com as regras do auxílio emergencial, mas receberam indevidamente o benefício.
O Ministério da Cidadania faz o pedido de devolução do auxílio emergencial por meio de SMS. Mas atenção para não cair em golpes! Veja abaixo as características da mensagem do governo:
Contém o CPF do beneficiário;
Contém o link iniciado com gov.br;
São enviadas pelos números 28041 ou 28042;
Ou seja, qualquer SMS enviado de números diferentes deve ser desconsiderado.
Para o grupo que recebeu fora das regras do benefício, a mensagem será: "O CPF ***.456.789-** recebeu Auxilio Emergencial indevidamente. Devolva voluntariamente o auxílio em gov.br/ devolucaoae ou denuncie fraude em gov.br/falabrae";
Para o grupo relacionado à Declaração de IRPF e com DARF emitida, a mensagem será: “O CPF ***.456.789-** possui DARF do Imposto de Renda em aberto relativo ao Auxilio Emergencial. Pague o valor ou denuncie fraude. Acesse gov.br/dirpf21ae”.
Na mensagem, já consta o link para fazer a regularização da situação. Em caso de dúvidas, consulte os canais oficiais do governo, como o Twitter do Ministério da Cidadania (@MinCidadania).
Leia também: Posso abrir uma conta digital mesmo sem emprego?
Beneficiários do auxílio emergencial e estão inscritos no Bolsa Família, com Número de Identificação Social (NIS), o número do cartão, terminado em 2 recebem o pagamento da parcela 5 nesta quinta-feira (19).
Essas pessoas poderão sacar ou transferir os recursos imediatamente.
O pagamento da parcela 5 do auxílio emergencial começou nesta quarta-feira (18) para os beneficiários inscritos no Bolsa Família com NIS de final 1.
Veja abaixo o calendário completo de pagamento da parcela 5 do auxílio emergencial para beneficiários inscritos no Bolsa Família:
Os pagamentos da quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do público geral começa nesta sexta-feira (20) com aqueles nascidos em janeiro.
Os beneficiários do público geral não podem sacar ou transferir os recursos do auxílio emergencial imediatamente. Precisam aguardar algumas semanas.
O motivo disso é evitar aglomerações nas agências da Caixa, responsável pela operação dos pagamentos, num momento de pandemia.
Por ora, esses beneficiários só podem movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem, que serve para compras em supermercados, padarias e outros estabelecimentos.
O Caixa Tem também pode ser usado para pagamentos de contas de água, luz, gás e outros boletos, por exemplo.
Veja abaixo o calendário completo da liberação de saques e transferências para beneficiários do público geral:
Nesta parcela estão incluídas as 110 mil mulheres chefes de família que foram contempladas com o auxílio ao terem seus dados revisados pelo governo.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSAUXÍLIO EMERGENCIALCONTROLE SEUS GASTOS
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais