O que você vai ler neste artigo:
Por ser utilizado em situações específicas, não é raro que o trabalhador esqueça o número de identificação, tampouco tenha o comprovante ou extrato. Abaixo, listamos o passo a passo para consultar o PIS pelo CPF e salvar ou imprimir seu comprovante de forma simples e rápida.
O responsável pelo comprovante do PIS é a Caixa Econômica Federal, banco público administrado pelo governo. A melhor maneira de emitir o comprovante e extrato do PIS é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou no site da instituição. Para acessar pelo aplicativo, siga estes passos:
Se precisar ir a uma agência, localize a mais próxima da sua casa. No local, dirija-se ao atendimento com identidade, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos. Ao ser chamado, apresente os documentos ao funcionário. Após consulta, ele deve entregar uma cópia do seu comprovante.
Todo empregado que trabalha no Brasil tem direito ao número do PIS, gerado sempre no primeiro emprego. Ele pode estar anotado em sua Carteira de Trabalho, nos extratos de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no seu Cartão Cidadão ou ser obtido em qualquer agência da Caixa.
Anualmente, a Caixa libera ao trabalhador o abono salarial. Tem direito aos valores quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
Para receber, é preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).
O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.
A consulta de valores relativos ao PIS/Pasep pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS. Veja como consultar:
Além do aplicativo, os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, informa a Caixa.
O saque pode ser feito por meio do Cartão Cidadão ou cartão de débito em unidades lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. O valor de saque permitido é de até R$ 3 mil, segundo a instituição bancária.
A diferença é que o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, e o Pasep é direcionado aos servidores públicos.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais