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O consumidor comum não é o único impactado pela alta dos combustíveis. Diante da aceleração dos preços, o empreendedor também precisa saber se preparar, porque o aumento causa um impacto direto nos custos de operação.

Considere-se ainda que os donos de pequenos negócios no país representam 99% de todas as empresas brasileiras, que já foram impactadas por 2 anos de pandemia. 

Além disso, o Sebrae mostrou num comunicado que a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios aponta os gastos com combustíveis (junto a insumos e mercadorias), como os que mais impactam os negócios. 

Ao todo, 63% dos microempreendedores individuais (MEI) e 61% das micro e pequenas empresas (MPE) citam esses tipos de despesas. E, somando com gás e energia elétrica, os valores sobem para 76% (entre os MEI) e 77% para as MPE. 

A preocupação com a escalada do valor dos combustíveis também deve estar no radar daqueles comerciantes que vendem muito pela internet, principalmente os empreendedores com modelo 100% de e-commerce. 

Isso porque o valor dos combustíveis reflete também nos custos dos fretes e das entregas, que costuma ser pago à parte pelo consumidor. Assim, um maior preço pode reduzir as compras.

SAIBA COMO LIDAR COM AUMENTO DOS PREÇOS NO SEU NEGÓCIO

Por causa do sinal de alerta ligado pelo aumento do preço dos combustíveis, o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Ricardo, deu algumas dicas aos empreendedores. 

Veja abaixo algumas orientações para os donos de negócios se prepararem para os maiores preços de combustíveis no país:

Analise o impacto dos combustíveis no seu negócio

Antes de qualquer coisa, saiba qual é, exatamente, o impacto da alta dos combustíveis nos negócios. Principalmente, se o custo dos combustíveis for parte significativa do custo de seus produtos e serviços. 

Cuidado com ‘frete grátis’

Mesmo que o preço do frete esteja embutido no valor do produto, é preciso rever essa estratégia. O empreendedor precisa analisar a política adotada por cada marketplace e recalcular as suas margens de lucro em relação ao aumento do preço final do produto.

Avalie se o cliente vai conseguir absorver o aumento

Antes de repassar os aumentos, saiba se o seu público vai conseguir absorvê-lo. Caso contrário, o repasse pode representar a perda do cliente e, consequentemente, a perda de receita do negócio. 

Pense em reduzir margens de lucro por um tempo

Essa é uma hipótese a ser considerada, pelo menos durante um certo período, para garantir a continuidade do cliente e das vendas, sem repassar o aumento dos seus custos de produção. Para isso, é importante ter um planejamento financeiro. 

Identifique outros custos e tente reduzi-los

Às vezes, não tem mesmo o que fazer com o valor dos combustíveis. Mas você pode tentar reduzir outras despesas para que uma coisa compense a outra.

Outra coisa que também é sempre útil é saber como economizar com gasolina. Assim, você também gasta menos. Veja algumas dicas neste artigo.