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Com o boom dos últimos anos, o universo do e-commerce tornou-se bastante atrativo para novos empreendedores. A esfera virtual passou por transformações profundas. O aperfeiçoamento das tecnologias tornou o processo de comprar pela internet ainda mais completo e seguro.

As redes sociais tornaram-se ferramentas de vendas mais poderosas. Modalidades do e-commerce ainda não tão difundidas, como o dropshipping, ganharam maior espaço. O atendimento ao cliente se tornou mais íntimo e personalizado, novas estratégias de marketing digital surgiram e as antigas foram aprimoradas.

Considerando tudo isso, é natural que novos empreendedores considerem esse espaço o melhor para darem o pontapé inicial nos seus negócios. Pensando nisso, resolvemos contar para você tudo sobre como começar a empreender na internet, do zero até o lançamento do seu negócio.

Mas, antes disso, vamos falar com mais profundidade sobre os principais motivos para lançar seu negócio no meio virtual.

QUAIS AS VANTAGENS DE EMPREENDER NA INTERNET?

O principal motivo para empreender na internet é o estado atual de expansão do mercado virtual. Nos últimos anos, com o isolamento social e a internet atingindo classes mais baixas, o e-commerce atingiu seus maiores picos. Segundo levantamento feito para Neotrust, em 2021, o crescimento desse setor em relação ao ano anterior foi de mais de 27%, totalizando R$ 161 bilhões de faturamento. 

Indo além dos números, empreender na internet possui um sem-fim de outras vantagens. Listamos aqui algumas delas:

  • Diversas opções de divulgação;
  • Facilidade para começar;
  • Maior flexibilidade
  • Economia pela falta de necessidade de espaço físico;
  • Possibilidade de trabalhar de casa;
  • Formalização mais simples;
  • Chance de alcançar uma audiência mais ampla;
  • Investimento inicial baixo.

Talvez você queira ser um nômade e administrar seu negócio de qualquer lugar. Ou, talvez, o que lhe atrai seja o investimento inicial baixo. Seja qual for o motivo, o e-commerce não mostra sinais de desaceleração. Voltar seus olhos para esse mercado é uma decisão que pode lhe render excelentes frutos no futuro.

Pensando nisso, destrinchamos o processo de como começar a empreender do zero na internet, e separamos as melhores dicas para ajudar na sua empreitada. Continue lendo e descubra!

10 PASSOS PARA COMEÇAR A EMPREENDER NA INTERNET

Agora que você conhece melhor o mundo do e-commerce, vamos ensinar a você, passo a passo, como tirar suas ideias do papel. Seguindo nossas dicas, você estará pronto para realizar o sonho de lançar seu negócio. Confira:

1. Pesquise sobre o mercado

Antes de se apaixonar por uma ideia de negócio, é fundamental se certificar de que existe demanda para ele.

Atingir o sucesso em uma área saturada é muito mais difícil do que em um setor em expansão. Fazendo uma pesquisa sobre o que mais vende na internet e as principais tendências atuais, você pode fazer uma escolha mais assertiva e garantir que seu negócio tenha mais chances de êxito.

2. Escolha a área de atuação

Após fazer sua pesquisa, é chegada a hora de escolher em que área você deseja atuar. “Deseja”, aqui, é uma palavra importante. É recomendado que você tenha alguma afinidade com o tipo de serviço ou produto que você quer vender. Afinal, é ao que você vai se dedicar na maior parte do seu tempo.

Tente usar a criatividade e cruzar as demandas do mercado com algo que faça seu coração bater mais forte. Muitos negócios de sucesso surgiram de um lugar onde também existia paixão.

O mercado sempre está aberto à inovação, e é desses lugares de interesse genuíno de onde saem as melhores ideias.

3. Qualifique-se

Buscar conhecimento nunca é demais. Para se certificar de que seu negócio está em mãos capazes, é recomendado que você esteja preparado para todos os tipos de desafios.

Para começar a empreender do zero, além de conhecimentos sobre empreendedorismo, é fundamental que você entenda também sobre gestão, e, se não for pedir demais, marketing digital.

Aqui vão algumas dicas de como se preparar:

  • Invista em cursos sobre empreendedorismo e marketing digital;
  • Siga empreendedores e produtores de conteúdo do setor;
  • Consuma conteúdos sobre o nicho escolhido;
  • Acompanhe canais com as novidades do mercado.

4. Procure um diferencial

Além de oferecer um produto  ou serviço de qualidade, uma boa forma de se destacar no mercado é encontrando um bom diferencial.

O que você pode oferecer que sua concorrência não está oferecendo? A busca por esse algo a mais pode ser desafiadora, mas também, a virada de chave que seu empreendimento precisa para decolar.

Pesquise a fundo seus concorrentes e conheça bem seus produtos e serviços. Com a pesquisa feita, tire um tempo para refletir sobre como oferecer algo superior. Pode ser um serviço adicional, um atendimento mais eficiente, um produto inovador etc. Aqui, você se beneficia de uma mente criativa e do “cruzamento” de ideias.

Exemplo: Negócio X é uma hamburgueria de sucesso. Negócio Y é famoso por vender pães de queijo. Antes de lançar sua lanchonete, Pedro faz uma pesquisa de mercado e decide vender pães de queijo recheados com hambúrguer.

Para alguns, essa ideia pode parecer um tanto absurda, mas o mundo do empreendedorismo é recheado de ideias ousadas que deram certo. O “pão de queijo burger” existe e, até mesmo gigantes do setor, como o McDonald's, já o incorporaram a seu cardápio.

5. Formalize seu negócio

Para o empreendedor em fase inicial, o processo de formalização é bastante simples. Se você não for parte de nenhuma outra empresa e planeja começar com um investimento baixo, você só precisa se cadastrar como MEI (Microempreendedor Individual), procedimento que você pode realizar de maneira totalmente virtual.

Ao se cadastrar como MEI, você passa a ter um CNPJ e as facilidades e obrigações que esse título implica. Mas, atenção: o MEI só é válido para quem planeja um faturamento anual de até R$ 81 mil. Passando desse valor, no ano seguinte, você precisará mudar seu registro para o de microempresa, o que requer outros processos legais. Apesar disso, para começar, o MEI geralmente é suficiente.

Uma boa forma de medir suas expectativas de faturamento e organizar-se financeiramente é fazendo o uso de uma boa planilha de precificação de produtos. Com seus preços bem definidos, você tem maior controle sobre seus lucros e garante a saúde financeira do seu negócio.

Nessa etapa, você também precisará decidir o nome do seu negócio. Caso você ainda não tenha nenhuma ideia, existem, hoje, ferramentas online que ajudam com essa etapa, como é o caso do gerador de nomes para empresa.

6. Conheça seu público-alvo

Esse passo tem um foco bastante importante: seus clientes. É fundamental que você conheça bem as pessoas que deseja atrair.

Sabendo tudo sobre os desejos, problemas e anseios do seu público, você poderá estabelecer uma comunicação mais empática e criar uma conexão entre seu produto e quem pode se beneficiar dele. 

Investigue bem o perfil do seu cliente médio. Descubra quem mais pode se beneficiar com o que você tem a oferecer e faça com que todos os seus canais de comunicação sejam, de alguma forma, um espelho disso.

7. Estruture o estoque e logística do seu negócio

Você pensa em produzir e enviar você mesmo seus produtos? Ou, talvez, você prefira o lado mais criativo, cuidando da imagem e divulgação da sua marca?

O e-commerce oferece uma variedade de modalidades de estoque e logística para escolher, porém, é sempre bom ter um ótimo controle de estoque.

Você pode tanto produzir os próprios produtos e enviá-los, como comprá-los prontos de fornecedores diversos, ou, até mesmo, empreender sem estoque, fazendo uso da modalidade de dropshipping.

O dropshipping funciona da seguinte forma: o lojista divulga e vende o produto na sua loja, mesmo sem tê-lo em estoque, e repassa o pedido para o fornecedor de dropshipping. Depois disso, o próprio fornecedor cuida de toda a logística de entrega.

Fazer dropshipping virou uma prática comum entre empreendedores que, em vez de se preocuparem com estoque e processos logísticos, preferem concentrar seus esforços na gestão da marca e divulgação.

8. Faça bom uso das redes sociais

Como estamos falando sobre como empreender na internet, é inevitável mencionar a importância das redes sociais durante o percurso. Para muitos lojistas, esse acaba sendo o passo inicial, mas apenas ter um perfil não é suficiente. É fundamental que você conheça bem as redes para que possa usá-las a seu favor.

Conhecendo bem as ferramentas disponíveis em cada plataforma, você pode conquistar uma legião de seguidores e possíveis clientes.

O Instagram, por exemplo, é uma rede de divulgação bastante poderosa. Cuidando bem desse canal de comunicação, aos poucos você começará a formar sua base de clientes na plataforma. Aprenda sobre como gerar engajamento e aproveite as tecnologias mais atuais, como o QR code. Dessa forma, você cria experiências interativas e fideliza seguidores.

Além disso, é fundamental facilitar o contato com a sua empresa. Ao oferecer um link para o WhatsApp do seu negócio, por exemplo, você cria uma relação mais próxima, que pode ser a diferença entre ter um cliente pontual e um cliente fiel, que comprará novos produtos no futuro.

9. Crie um site ou loja virtual 

Muitos empreendedores que decidem vender na internet acabam começando com um perfil comercial em redes sociais. Pelo baixo custo, esse é um bom passo inicial. Afinal, todos os gigantes do mercado também marcam sua presença nas redes.

Ainda assim, ao criar uma loja virtual, você acaba transmitindo um ar de seriedade que pode ser decisivo para conquistar a confiança dos seus clientes. Além disso, com uma loja virtual, você centraliza e simplifica muitos processos complexos de gestão que, de outra forma, você teria que cuidar de forma manual.

10. Divulgue bem seu negócio

Seguindo os passos anteriores, você terá um negócio com grande potencial em mãos. Isso significa que é chegada a hora de levá-lo até as pessoas certas. 

Existem várias formas de fazer isso. Você pode investir em anúncios pagos, contratar uma agência de marketing digital ou, se tiver o tempo e disposição, estudar você mesmo sobre quais as melhores formas de atingir seu público.

Marketing de redes sociais, SEO, copywriting... O leque de opções é bastante diversificado. O importante, aqui, é saber que o marketing é a alma do seu negócio. Se seus canais e estratégias de divulgação não estiverem alinhados com o mercado, esse pode ser o motivo principal de um eventual fracasso.

Separamos também, um ebook de modelo de análise SWOT, que irá melhorar e impulsionar ações estratégicas no seu negócio.

PASSO EXTRA: COMECE HOJE MESMO

Se você chegou até aqui, significa que você já avançou em etapas fundamentais e já tem um grau elevado de comprometimento. A fase de sonhar é importante — é nela que seu negócio começa a tomar forma. Mas, melhor do que sonhar, é começar a tirar suas ideias do papel e trazê-las para a realidade.

Converse com pessoas que já avançaram no processo, troque ideias, peça recomendações de livros e cursos. Se necessário, faça consultorias com profissionais da área em que deseja atuar e tire todas suas dúvidas. Mas não se esqueça: o passo mais importante é o passo seguinte.

Espero que você tenha encontrado o que buscava no nosso artigo. Começar a empreender na internet é um processo longo, mas, se bem feito, tomar essa iniciativa pode transformar sua realidade, a dos que você ama e a de outras pessoas que tiverem a sorte de cruzar seu caminho.