O que você vai ler neste artigo:
Quem tem uma empresa, pensa em abrir um negócio ou mesmo acompanha o noticiário empresarial já deve ter ouvido falar do Ebitda, um indicador relacionado à gestão e saúde financeira de um empreendimento.
Além de ser acompanhado por empresários, o indicador também é analisado por investidores que buscam entender o quão bem financeiramente está uma empresa. Com base no índice, eles podem ou não adquirir ações ou realizar investimentos no negócio, por exemplo.
Entenda o que é Ebitda, como ele funciona e de que maneira é possível fazer o cálculo do indicador para que a organização financeira da sua empresa fique sempre em dia.
O Ebitda é uma sigla formada pelas iniciais de Earnings Before Interest Rates, Taxes, Depreciation and Amortization (na tradução do inglês, Lucro Antes dos Juros, Imposto de Renda, Depreciação e Amortização). Sua função é indicar a geração operacional de caixa de um negócio.
Isso significa que o Ebitda busca avaliar os recursos gerados pela empresa por meio da sua atividade empresarial, sem considerar, por exemplo, o impacto do pagamento de tributos e outros efeitos financeiros.
O Ebitda visa mostrar o lucro de um negócio sem considerar também perdas com depreciação e amortização. Logo, o indicador diz respeito ao quanto de caixa operacional que uma empresa gera sem considerar custos que não têm ligação com a atividade do negócio.
Por isso, o Ebitda avalia o real desempenho do negócio dentro de um período, sem contar investimentos, impostos ou empréstimos realizados. É uma das principais maneiras de entender o quanto a empresa consegue gerar lucro só com o seu funcionamento.
Esse indicador foi criado nos Estados Unidos na década de 1970 por permitir que fosse possível projetar o desempenho empresarial com base apenas na operação da empresa e, também, no seu fluxo de caixa.
É sempre importante lembrar que o fluxo de caixa é a ferramenta que mostra os valores que entraram e saíram de uma empresa, ou seja, quais os recebimentos e pagamentos que um negócio fez dentro de um período.
A margem Ebitda é uma porcentagem que indica o quanto lucrativa é a operação de uma empresa. Geralmente, quanto mais alta, mais potencial de lucro um negócio possui.
O Ebitda ajuda na análise de eficiência, produtividade e competitividade de uma empresa quando comparada entre diferentes períodos ou mesmo com outras empresas do mesmo setor.
Mesmo que esse indicador não seja o único a ser observado para avaliar o desempenho geral de um negócio, ele deve ser considerado pois indica o potencial de geração de receita de uma empresa. O Ebitda pode ser calculado a cada mês, trimestre ou ano, por exemplo.
O cálculo do Ebitda pode ser feito por profissionais de contabilidade, porém, é possível também o empresário avaliar os componentes do indicador e, a partir deles, realizar o cálculo.
O primeiro passo é entender o que são os índices usados no cálculo, que são:
Lucro operacional líquido, que é o valor que uma empresa possui depois de deduzir despesas da receita líquida;
Juros, que são valores pagos em empréstimos ou financiamentos que uma empresa faz;
Receitas financeiras, como o retorno obtido com aplicações financeiras que a empresa eventualmente realizou;
Impostos pagos pelo negócio;
Depreciação, que é a perda de valor de equipamentos e produtos que ocorre naturalmente, ao longo do tempo;
Amortização, que também significa a perda de valor, mas desta vez com bens intangíveis, como patentes ou marcas.
Depois, é preciso calcular o lucro operacional líquido, que também é chamado de EBIT, apresentado em relatórios como o DRE (Demonstrativo de Resultado do Exercício). O cálculo é:
Receita líquida - Custo de Mercadorias Vendidas - Despesas operacionais.
Em seguida, o resultado deve fazer parte da fórmula Ebitda, que é:
Lucro operacional líquido + Depreciações + Amortizações.
Agora é possível também calcular a margem Ebitda, que usa a seguinte fórmula:
(Ebitda / receita líquida) x 100.
O Ebitda é um importante indicador para a saúde financeira de um negócio. Se você está preocupado com esse aspecto da sua empresa, saiba como manter as finanças sob controle.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais