O que você vai ler neste artigo:
Saiba como ter acesso ao programa que possibilita até 90% de desconto em medicamentos
ARTIGOS
•
7min. de leitura
•
06.05.2022
PorRedacao | Millena PAN
Quase todo mundo que já ficou doente ou quem possui alguma doença crônica sabe que a conta dos medicamentos pode sair alta. A Farmácia Popular é uma alternativa para aliviar o bolso de milhões de brasileiros em momentos como esse, pois possibilita até 90% de desconto em diversos remédios.
De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fiocruz, em quatro anos os gastos com medicamentos e outros artigos médicos foram financiados diretamente por 87,7% das famílias, ou seja, o impacto no bolso dos brasileiros é alto e todo desconto é bem vindo.
Saiba com mais detalhes o que é a Farmácia Popular e como funciona o programa que garante acesso a medicamentos sem comprometer o orçamento.
A Farmácia Popular é um programa criado pelo Ministério da Saúde em 2004 e que segue vigente para oferecer à população acesso a medicamentos considerados essenciais. O serviço ocorre por meio da rede privada de farmácias e drogarias e de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
O programa é voltado principalmente para pessoas que não têm condições de arcar com os custos de medicamentos e que, por causa disso, muitas vezes interrompem o tratamento.
Existem mais de 30 mil farmácias credenciadas ao programa em 4.391 cidades brasileiras. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de pessoas são atendidas todos os meses pelo serviço.
Em 2019, antes da pandemia de Covid-19, o governo federal destinou um orçamento de R$ 2,6 bilhões ao programa.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, existem duas formas de atuação do programa: a Rede Própria e o Aqui Tem Farmácia Popular.
Na primeira opção, o programa funciona em parceria com prefeituras e governos estaduais.
As unidades próprias contam com o fornecimento de 112 itens, de medicamentos a preservativo masculino, que são disponibilizados pelo valor de custo, que significa uma redução de até 90% do valor de mercado.
Atualmente, esse é o formato mais conhecido do programa e, provavelmente, você já deve ter visto uma placa com esse nome em alguma drogaria conveniada na região em que mora.
Nessa modalidade, o governo federal paga a maior parte de um medicamento presente na lista de remédios essenciais (veja no próximo tópico).
Para ter acesso a medicamentos com desconto, é preciso se cadastrar nas farmácias conveniadas. Nesse caso é preciso apresentar os mesmos documentos listados em “Rede Própria”.
O programa disponibiliza gratuitamente medicamentos para doenças crônicas como hipertensão, diabetes e asma.
O desconto de até 90% é oferecido para pessoas que fazem tratamento para colesterol alto, glaucoma, osteoporose, rinite e parkinson.
Nas drogarias conveniadas é possível adquirir, também, através do sistema de co-pagamento, anticoncepcionais e fraldas geriátricas.
Listamos abaixo os medicamentos que constam no programa de acordo com o Ministério da Saúde:
Para evitar o uso de medicamentos sem prescrição médica, é necessário apresentar a receita emitida em uma data dentro de 180 dias.
Além disso, o documento precisa ter o nome do médico, CRM, assinatura, endereço do estabelecimento de saúde, data da prescrição, nome e endereço do paciente.
No site do Ministério da Saúde não há nenhum atalho para localizar a Farmácia Popular mais próxima. A forma mais simples é pelo Google Maps. Basta digitar: "Farmácia Popular perto de mim” e checar as opções.
Pelo Disque Saúde (136), é possível tirar algumas dúvidas sobre os medicamentos disponíveis e o horário de funcionamento das farmácias conveniadas.
Nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19, um novo formato de atendimento médico ganhou cada vez mais destaque: a telemedicina. Aproveite para conhecer os benefícios da consulta médica online e como funciona esse recurso.
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais