O que você vai ler neste artigo:
Conheça as diferentes cores dessa planta suculenta e quais cuidados que ela precisa
ARTIGOS
•
8min. de leitura
•
16.05.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
As flores são bonitas, cheirosas e cada uma tem um charme singular. Muitas também são símbolos de pureza, cura, amor, saúde, felicidade e prosperidade, como é o caso da Flor da Fortuna.
Ideal para decorar ambientes internos e externos, projetos de jardinagem e paisagismo, essa planta pode ser usada também em arranjos florais.
Leia também: O que rende mais que a poupança?
Conheça a origem da Flor da Fortuna, suas diferentes cores e significados e como cuidar da sua.
É uma planta suculenta, de origem africana e que faz parte da espécie Kalanchoe, a mesma de flores como a Orelha de Gato e a Mãe de Milhares. É resistente às variações do clima, não precisa de constante irrigação e se adapta facilmente a ambientes internos e externos.
De acordo com sites de jardinagem e paisagismo, a origem do nome da planta decorre da história de uma menina humilde, que guardava moedas de ouro na casa em que morava com os pais.
Um dia, a casa foi roubada por dois ladrões, que mataram os pais dela. A menina trabalhava em uma plantação, de onde conseguiu ver a casa ser invadida.
Com medo, ela começou a fazer uma oração para se salvar. Um anjo apareceu, a escondeu em um lustre da casa e transformou todas as moedas em flores. Os ladrões reviraram a casa, mas não conseguiram encontrar o ouro e foram embora sem nada.
O anjo então prometeu para a menina que sempre que uma pessoa mal intencionada se aproximasse, suas riquezas seriam transformadas na Flor da Fortuna.
Além do nome que remete ao dinheiro, entregar essas flores a alguém é uma demonstração de gratidão e de que deseja que a vida daquela pessoa ou seus negócios prosperem.
Cada uma das 4 cores da Flor da Fortuna possui um significado diferente. Se você estiver pensando em usá-la na decoração da casa, da empresa ou se pretende presentear alguém, vale a pena se atentar a representação de cada uma:
Representa alegria, amizade, otimismo e descontração. A cor é ideal para quem tem amor pela vida e quer demonstrar isso.
Remete à paz, luz e energia positiva no ambiente em que está. A cor também costuma ser associada à limpeza.
Delicadeza e ternura são as características que mais remetem a essa cor. Essa flor é ideal para os românticos.
Representa coragem e paixão. Você deve apostar na cor para destacar esses sentimentos.
Leia também: Como entrar no empreendedorismo sustentável?
Fazer mudas de Flor da Fortuna é simples e fácil. Para aprender, siga o passo a passo indicado por sites de jardinagem e paisagismo:
Corte um galho da planta com pelo menos cinco centímetros;
Tire o excesso de folhas e deixe apenas duas;
Enrole o galho em um papel toalha e deixe secar em um local na sombra por 3 dias;
Plante a flor e umedeça o solo.
Se você preferir comprar, o preço de mudas pequenas é de aproximadamente R$ 7,00, enquanto as maiores podem passar de R$ 50,00.
Cuidar de plantas da espécie Kalanchoe é super fácil, por isso elas são recomendadas para jardineiros de primeira viagem, pois o risco para elas é mais baixo do que para outros tipos que precisam de maior atenção todos os dias.
Para manter sua Flor da Fortuna saudável e bonita, basta ter atenção a pontos importantes como mantê-la em um ambiente com boa iluminação, com adubo e sem regar muito.
Embora se adapte facilmente a ambientes internos e externos, a Flor da Fortuna precisa de luz direta para permanecer saudável e bonita. Jamais deixe ela longe do contato com o sol.
Se você não tem jardim e mora em apartamento sem varanda, por exemplo, a dica é colocar a planta nas janelas ou nos ambientes mais iluminados da residência.
O solo da Flor da Fortuna deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica. Para isso, prepare uma mistura de terra comum com terra vegetal e partes de areia também.
Lembre-se de que não basta colocar a terra uma vez. Para sua flor se desenvolver da maneira certa, ela precisa de nutrientes sempre, por isso capriche na adubação.
As pessoas costumam pensar que água é o que as plantas mais precisam, mas existem espécies que não devem ser regadas com frequência, ou seja, mantenha-as distantes da chuva também.
Como já foi dito neste artigo, a Flor da Fortuna pertence à família das suculentas, isso significa que ela também não precisa ser regada com frequência, apenas quando o solo estiver muito seco.
Esse tipo de planta não suporta o contato com água em excesso, por isso seu solo deve ser bem drenado também, pois muita água pode apodrecer suas raízes.
Ao seguir essas dicas, você garante uma vida mais saudável para sua Flor da Fortuna. Fácil, não é mesmo?
Se você pretende realizar sonhos pessoais e profissionais, mas tem dificuldades para estabelecer metas de maneira organizada, aproveite e conheça o que são metas SMART e como elas podem ajudar a sua vida.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSEMPRÉSTIMO PESSOALRENDA EXTRA
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais