O que você vai ler neste artigo:

Gerenciador financeiro: o que é e para que serve

Ferramenta permite controle mais preciso do caixa de uma empresa

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

25.05.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Uma mão na roda para muitos empreendedores e donos de negócios, seja de qual segmento for. Você já conhece algum gerenciador financeiro? Sabe o que é e para que serve?

Basicamente, o gerenciador financeiro faz um monte de coisas ao mesmo tempo. É uma soma de vários processos que analisam e automatizam as movimentações financeiras de uma empresa, dando maior controle sobre o negócio.

O Blog Amigo do Dinheiro vai explicar em detalhes o que é o gerenciador financeiro e o que ele faz. Basta ler este artigo para saber absolutamente tudo sobre essa ferramenta.

O QUE É UM GERENCIADOR FINANCEIRO?

O gerenciador financeiro é um software (um programa de computador) que faz uma gestão financeira completa e detalhada da sua empresa.

Dessa maneira, o gerenciador financeiro pode ser um grande aliado dos empreendedores, dando tempo e condições desses empresários se dedicarem ao que mais importa em cada negócio.

O software permite que a pessoa responsável pelas finanças de uma empresa, seja o próprio dono ou algum funcionário contratado para essa função, faça todo o controle financeiro online.

Tudo relativo ao funcionamento financeiro da empresa fica em um único lugar, o que facilita o controle dos gastos (entrada e saída de dinheiro) de qualquer área, por exemplo.

QUAL A IMPORTÂNCIA DO GERENCIAMENTO FINANCEIRO?

Para ter dimensão da importância de um gerenciamento financeiro, imagine ter que contar todos os gastos do seu negócio manualmente.

Mais do que isso: imagine ter que fazer gráficos, relatórios e dar conta de uma quantidade enorme de tarefas que exigem tempo e concentração extrema, com chances de cometer erros e prejudicar seus negócios.

Seria uma tarefa super cansativa.

Uma ferramenta de gerenciamento financeiro resolve esse problema e ainda te dá bastante tempo de se concentrar no que realmente importa para o seu negócio.

Ou tempo para você poder gastar com sua família e outras atividades de lazer, que também são muito importantes.

Mas, no caso específico dos negócios, o gerenciador financeiro faz com que você tenha um controle muito maior e mais preciso das finanças da sua empresa.

Ele administra todas as atividades, controla os gastos e dá acesso a ferramentas de análise da empresa, permitindo a identificação daquilo que mais precisa da sua atenção.

PARA QUE SERVE UM GERENCIADOR FINANCEIRO?"

Um gerenciador financeiro cumpre uma série de tarefas. No fim das contas, funciona para facilitar a vida do empreendedor.

O gerenciador financeiro pode cuidar, por exemplo, de orçamentos, estoques e pedidos de alteração de compras, por exemplo.

Ele também consegue fazer controles do faturamento, da lucratividade e relatórios para fins comerciais da sua empresa, tornando mais fácil a sua análise.

Desse jeito, não é difícil imaginar como essa ferramenta pode tornar sua vida mais simples, não é?

Além de otimizar o seu tempo, o gerenciador financeiro também oferece mais segurança em todo o processo de fluxo de caixa e das contas a pagar por automatizar tudo. 

Melhor: pode ser executado de qualquer lugar, o que é especialmente interessante neste momento de aumento do trabalho remoto.

Se você ainda não tem um negócio, mas pretende abrir, entenda neste artigo qual tipo de empresa você deve criar.