O que você vai ler neste artigo:

IR 2022: contribuinte que caiu na malha fina já pode consultar lote residual de restituição

Receita Federal deve depositar dinheiro no dia 31 de outubro deste ano

ARTIGOS

 • 

5min. de leitura

 • 

26.10.2022

 

renda
extra

PorRedacao | Millena PAN

O lote residual de outubro de restituição do Imposto de Renda (IR) já pode ser consultado pelos contribuintes a partir desta segunda-feira (24). O crédito será depositado na conta corrente informada no momento da declaração, no dia 31 de outubro deste ano, para mais de 470 mil contribuintes, somando um valor de 800 milhões de reais, segundo informações da Receita Federal.

Os lotes residuais são os de contribuintes que foram pegos na malha fina, aqueles com declarações inconsistentes, mas conseguiram regularizar suas pendências. 

Têm prioridade no recebimento da restituição os contribuintes idosos, com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério, de acordo com a Receita. 

Para saber se a restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet em gov.br/receitafederal, clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". 

A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF. 

QUEM TEM DIREITO À RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 

Quem pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano tem direito a receber a restituição de Imposto de Renda.

As pessoas com emprego de carteira assinada, por exemplo, passam a dever imposto se ganham a partir de R$ 1.903,99. O valor é descontado todo mês diretamente no salário.

Autônomos e pessoas com negócio próprio também podem ter que pagar o imposto a cada mês, dependendo de quanto recebem.

Na declaração, a pessoa preenche os campos com todos os valores que recebeu no ano anterior, quanto pagou de imposto e os outros dados pedidos. O próprio sistema vai calcular se o contribuinte tem algum valor a pagar ou a receber.

Se isso ocorrer, vai aparecer no sistema a informação “imposto a restituir” no final da declaração. São essas as pessoas que estão neste lote ou serão incluídas nos próximos. 

O QUE FAZER SE A RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA NÃO CAIR NA CONTA 

Se, por acaso, o dinheiro não cair na conta que você indicou na declaração, saiba que os valores ficarão disponíveis para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.

Num caso como esse, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores pelo Portal BB. Outra opção é ligar para a Central de Relacionamento BB. Os telefones são os seguintes: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Se, mesmo assim, o contribuinte não resgatar o valor da restituição no prazo de um ano, precisará pedir o dinheiro pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal. O passo a passo é o seguinte:

  • Acessar o menu Declarações e Demonstrativos.
  • Depois, clicar em Meu Imposto de Renda.
  • Por fim, clicar em "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.  

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSRENDA EXTRA

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: