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Medida começa a valer a partir desta quinta-feira (10) para ligações de celular e ajuda usuários a identificar chamadas indesejadas
ARTIGOS
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5min. de leitura
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09.03.2022
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
A partir desta quinta-feira (10), consumidores passarão a ter mais facilidades para identificar e bloquear chamadas de telemarketing. Isso porque os números responsáveis por essas ligações terão que ser iniciados por 0303.
A medida foi estabelecida pela Agência Nacional de Telecomunicações, a Anatel, que obrigou que esse código apareça em todas as ligações com objetivo de oferecer produtos ou serviços.
Por enquanto, a regra valerá apenas para números de celular que estejam fazendo telemarketing. Para o caso de telefones fixos, o prazo de adequação vai até junho.
Portanto, o serviço de telemarketing via telefone fixo poderá ser feito, até junho, por números que não tenham ainda o código 0303 na frente.
Basicamente, as regras são as seguintes:
Chamadas de telemarketing por celular devem começar com o número 0303;
A partir de junho, essa mesma regra começa a valer para telefones fixos
Número será de uso exclusivo e obrigatório para atividades de telemarketing ativo.
Vale lembrar, no entanto, que empresas que peçam doações ou que estejam fazendo alguma cobrança estão livres da obrigação de usar o código.
A medida foi criada pela Anatel por meio do Ato nº 10.413, publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 10 de dezembro do ano passado. Pelo texto, estabelecia-se prazo de 90 dias para implementação das medidas.
A medida ainda definia que caberia “às prestadoras” a responsabilidade de empregar os meios tecnológicos necessários para coibir o uso do telemarketing fora das regras estabelecidas.
Portanto, cabe às operadoras de telefonia fixa e móvel possibilitar a identificação de números de telemarketing de forma clara, no visor do aparelho do usuário.
Além disso, são as operadoras as responsáveis por coibir o uso do código fora das regras estabelecidas pela Anatel.
Num comunicado oficial do governo, a Anatel disse esperar “abrir mais uma frente no combate ao uso indiscriminado das redes de telecomunicações para a oferta indesejada de produtos e serviços”.
De qualquer maneira, se você não estiver interessado em nem correr o risco de receber uma ligação dessas de telemarketing, você pode se cadastrar no portal Não Me Perturbe.
O Não Me Perturbe é um serviço de abrangência nacional que promete bloquear todas as chamadas de telemarketing que você não tenha pedido.
O serviço funciona para qualquer operadora, lugar do Brasil ou telefone.
Se você quer saber como bloquear as ligações de telemarketing, siga os passos abaixo:
Acesse o site;
Clique em “Solicitar bloqueio”;
Em seguida, clique em “Quero me cadastrar”, caso você ainda não tenha uma conta;
Entre com seu login e senha para ser direcionado à página de bloqueio;
Digite o número do seu telefone e selecione a operadora dele;
Clique em “Cadastrar telefone” e, depois, confirme novamente sua solicitação na janela pop-up que aparecerá.
Pronto! Você se cadastrou e terá chamadas de telemarketing bloqueadas.
Por falar em direitos do consumidor, entenda quando você tem direito a pedir um reembolso por uma compra.
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