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Quem precisa de trabalho ou quer trocar de emprego tem que se destacar, e um bom currículo faz toda a diferença
ARTIGOS
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9min. de leitura
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15.12.2021
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
Quem busca emprego ou quer um trabalho melhor deve saber o que precisa colocar em um currículo para deixá-lo atrativo. Isso porque um bom CV é, muitas vezes, o primeiro contato de profissionais de Recursos Humanos com quem se interessa por uma vaga.
O CV deve mostrar não apenas o seu histórico profissional, mas principalmente como você pode ser a pessoa ideal para assumir a vaga na qual se candidatou. E, para isso, existem maneiras de destacar suas habilidades e experiências no documento.
Tanto faz se o currículo é digital ou físico: é muito importante deixá-lo bom o suficiente para atrair a atenção de recrutadores e mostrar como você é competente para seguir nas próximas etapas de processos seletivos.
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Um currículo bom é aquele que mostra como uma pessoa está apta para assumir uma vaga ou pelo menos continuar em um processo seletivo. Isso significa que é fundamental ir além de mostrar informações básicas ou experiência profissional.
Empresas da área de recrutamento e seleção, como a Page Personnel, dizem que o CV é um documento de marketing pessoal feito para vender habilidades e competências para empresas. Quanto melhor a propaganda, mais chances de conseguir a vaga.
Segundo a empresa, profissionais de RH costumam analisar currículos em apenas 20 segundos. Logo, um bom CV deve causar uma boa impressão logo e mostrar como alguém que está se candidatando a uma oportunidade de trabalho pode contribuir com a empresa.
Um bom currículo apresenta dados pessoais, seu objetivo profissional, experiências, cursos e outras informações relevantes para recrutadores conhecerem seu perfil e entenderem de que forma há aderência para a oportunidade de trabalho.
Além do nome e sobrenome, é importante inserir informações pessoais como número de telefone, e-mail, idade e cidade em que mora ou o CEP da residência. Vale incluir perfis em redes sociais como o LinkedIn ou páginas que mostrem seu trabalho, como um portfólio.
Informações como número de RG e CPF, endereço completo ou data de nascimento podem ficar de fora do CV, principalmente por questões de segurança. Nunca se sabe a quais mãos um currículo físico ou digital pode chegar.
O resumo é o parágrafo que destaca empresas, setores e competências. É importante colocar tudo de forma sucinta e objetiva (lembre-se dos 20 segundos de análise de CV).
Ainda é bom colocar o seu objetivo, ou seja, para qual cargo ou função é a sua candidatura. Evite termos genéricos, como “a definir”.
Erros de digitação ou de gramática podem passar a sensação de falta de atenção ou cuidado, o que deixa uma imagem negativa do currículo e podem induzir recrutadores a rejeitarem um currículo.
Por isso, é importante revisar o currículo. Se for preciso, peça para uma pessoa de confiança dar uma lida no material. Desta forma, evita-se enviá-lo com erros.
Ao descrever as experiências profissionais, procure informar o nome da empresa, o cargo, tempo em que trabalhou lá e as principais atividades, sem se prolongar demais nas tarefas.
Aqui, vale a pena investir em palavras-chave. Por exemplo: candidatou-se para uma vaga de vendas e tem experiência no setor? Usar termos relacionados contribui para chamar a atenção de quem estiver lendo o currículo.
Também é bom incluir realizações nessa área do CV, de forma que ele conte sua trajetória profissional ao longo dos anos e tudo o que você aprendeu e conquistou nos empregos.
Aqui, é hora de colocar idiomas, cursos, certificados e aprendizados diversos para além da experiência profissional. É importante inserir competências e habilidades relacionadas à vaga de seu interesse, para mostrar que você entende daquele setor.
Se você fez um curso há muitos anos, avalie se vale a pena inseri-lo no CV, pois pode passar a impressão de que seu aprendizado está desatualizado. Procure colocar sempre as qualificações principais, recentes e relacionadas ao objetivo profissional.
A apresentação do CV também é um diferencial e precisa ser limpa, para que quem olhar seu currículo consiga localizar as informações de maneira fácil. Títulos principais, tópicos, listas e poucas linhas de texto ajudam a deixar o documento mais atrativo para leitura.
É bom evitar imagens, inclusive foto pessoal, além de muitas cores ou fontes chamativas em excesso. Isso pode deixar tudo muito poluído, confuso e afastar recrutadores.
Nunca minta no currículo! Seja transparente em relação a cursos, competências e experiências profissionais. Por exemplo: se você ainda não é fluente em um idioma, não diga o contrário no CV, pois isso pode ser testado em provas ou na entrevista.
Além disso, é importante que o currículo não esteja desatualizado. Procure atualizá-lo sempre que houver novidades como um novo emprego, conclusão de um curso ou alteração de dados pessoais, como novo e-mail ou número de celular.
Existem ferramentas digitais e online que ajudam quem precisa montar um bom currículo:
O programa Word, da Microsoft, tem modelos prontos de CV que você pode personalizar;
O Google Docs também permite criar currículos do zero ou a partir de exemplos;
Outra ferramenta que traz modelos prontos para você editar é o Canva;
Também existe a Venngage, site similar ao anterior, para criar CV;
O Senai (Serviço Nacional da Aprendizagem Industrial) também possui um gerador de currículos para você usar.
Depois de aprender o que deve estar em um bom currículo, é hora de saber como ir bem nos próximos passos rumo. Uma das etapas são as conversas com profissionais de RH ou gestores, então vale a pena entender os erros que devem ser evitados na entrevista!
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