O que você vai ler neste artigo:
Entenda para que serve esse recurso do Banco Central e como utilizá-lo
ARTIGOS
•
7min. de leitura
•
19.05.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
O termo Registrato pode ser uma novidade para muitas pessoas, principalmente após o lançamento do Sistema de Informações de Valores a Receber, uma ferramenta do Banco Central que mostra se uma pessoa tem dinheiro esquecido a restituir de bancos.
Esse sistema também permite solicitar o pagamento desses recursos, valores de direito dos consumidores, originados em “contratos encerrados com saldo ou cobrança indevidas, mas que estão em posse de bancos e demais instituições financeiras”, de acordo com o Banco Central.
Acontece que essa não é a única função presente no Registrato, uma maneira gratuita e totalmente digital de obter diversas informações relacionadas às suas finanças e que pode ser consultado de diversas formas.
Fique por dentro desse assunto e entenda o que é o Registrato, como esse recurso funciona, como fazer a consulta e como se cadastrar no sistema para visualizar dados e relatórios financeiros.
O Registrato é um sistema que contém diversas informações de consumidores relacionadas às instituições financeiras. Esse recurso, administrado pelo Banco Central, serve para consultar vários dados sobre seu dinheiro e relacionamento financeiro com instituições e pode ser usado de maneira gratuita e totalmente eletrônica.
No Registrato, você obtém informações sobre:
Quais bancos você tem uma conta;
Quais são as chaves PIX cadastradas como sendo suas;
Dívidas com órgãos federais;
Informações de compra ou venda de moeda estrangeira;
Dados relacionados a financiamentos ou empréstimos;
Eventuais cheques sem fundo relacionados a seu nome.
Todas essas informações são sigilosas e só podem ser acessadas pelos titulares das contas. Logo, só você pode consultar seus dados no Registrato.
Uma das vantagens do Registrato é conseguir acessar informações sobre seu dinheiro, o que pode contribuir para o planejamento financeiro. Nas consultas, você confere quais contas ou empréstimos tem ativos, o que contribui para acompanhar e, eventualmente, eliminar gastos desnecessários.
Leia também: Como fazer um planejamento financeiro pessoal
Outra vantagem é a segurança e a possibilidade de encontrar situações de fraude. Por exemplo: se o Registrato mostrar que existe um empréstimo no seu nome e você nunca solicitou esse tipo de crédito, deve investigar por que esse registro existe, já que ele pode ser indevido.
Por fim, toda a consulta é feita de maneira gratuita e online, o que torna mais prático o acompanhamento das suas informações financeiras. Além disso, tudo é realizado com segurança para evitar roubos ou vazamentos de dados pessoais.
O Registrato funciona como um sistema que traz diversos relatórios sobre a vida financeira de uma pessoa no que se refere ao relacionamento dela com bancos e instituições financeiras.
Esses registros podem ser consultados pela internet e podem ajudar na organização financeira, já que indicam em quais bancos você tem conta, quais chaves PIX possui ou mesmo se tem empréstimos ativos em seu nome, por exemplo.
Para acessá-lo, é necessário fazer um cadastro online e consultar o sistema para verificar as informações. A partir disso, você consegue visualizar os seguintes relatórios:
Relatório de Chaves PIX;
Relatório de Empréstimos e Financiamentos;
Relatório de Contas e Relacionamentos em Bancos;
Relatório de Câmbio e Transferências Internacionais;
Relatório de Cheques Sem Fundos;
Relatório de Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal.
Depois de fazer o cadastro, basta realizar a consulta das informações no site do Registrato.
É possível usar diferentes meios para se cadastrar no Registrato. O Banco Central, porém, suspendeu recentemente (ainda sem previsão de volta) novos cadastros por meio do site oficial da ferramenta.
Contudo, existem outras maneiras de se cadastrar e consultar as informações que estão no Registrato.
Você pode consultar os dados do Registrato pelo login GOV.br, pelo internet banking da sua instituição financeira, pelo aplicativo do banco ou via certificado digital. Confira instruções para cada tipo de acesso.
O GOV.br é um recurso gratuito que reúne diversos serviços para cidadãos com a unificação de canais digitais do governo federal.
Para acessar o Registrato, crie um login no GOV.br pelo passo a passo abaixo:
Acesse o site acesso.gov.br ou ou baixe os aplicativos para Android ou iOS;
Digite seu CPF para criar a conta;
Siga as instruções e, se for solicitado, faça o reconhecimento facial no próprio celular, o que é comum para quem possui Carteira Nacional de Habilitação ou biometria na Justiça Eleitoral, por exemplo.
Depois, entre no site do Registrato, selecione a opção “Entrar com Conta GOV.br”, faça o login e siga as instruções para visualizar os dados do Registrato.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSFGTSRENDA EXTRA
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais