O que você vai ler neste artigo:
Estudo do LinkedIn revela que motivos principais foram vergonha e medo de que desemprego deixasse mais difícil achar outro trabalho
ARTIGOS
•
4min. de leitura
•
14.05.2021
zero
dívida
PorRodrigo Chiodi
Uma pesquisa realizada pela rede social LinkedIn com pessoas desempregadas mostrou que a população brasileira sente receio em dizer que está sem emprego. De acordo com o estudo, 45% dos entrevistados afirmaram que, quando estavam desempregados, já esconderam essa situação para alguma pessoa próxima.
Foram entrevistadas 2.012 pessoas que estavam desempregadas, entre 28 de outubro e 5 de novembro de 2020.
E por que eles não contaram a situação aos mais próximos? Segundo o estudo do LinkedIn, enviado ao Blog Amigo do Dinheiro, 55% fizeram isso por vergonha e 27% por acreditarem que falar do desemprego diminuiria as chances de conseguir novo trabalho.
No comunicado com os dados do levantamento, a executiva de soluções de talentos do LinkedIn, Ana Claudia Pilhal, diz que há uma cultura no Brasil em que o desemprego é, muitas vezes, considerado uma consequência do desempenho do profissional, e não da falta de oportunidades.
“Por isso, muitos tendem a esconder este fato com receio de não conseguirem se recolocar. O levantamento nos surpreendeu e mostrou a necessidade de mudar este viés inconsciente tanto do ponto de vista profissional quanto das empresas”, complementou a especialista no comunicado.
Mas, na visão dos entrevistados, o cenário atual diminuiu um pouco o estigma negativo para desempregados, diz a pesquisa: 7 em cada 10 pessoas dizem que os desafios que a pandemia trouxe para o mercado de trabalho diminuíram a impressão ruim associada a estar sem trabalho.
O estudo também mostrou que quem está sem emprego se sente em desvantagem em relação a outros candidatos no momento de se candidatarem a uma vaga: 49% acreditam que, por estarem desempregados, saem atrás de outras pessoas na hora de conseguir um trabalho.
A pesquisa do LinkedIn mostra também o sentimento das pessoas desempregadas em relação à busca por trabalho. Boa parte das mais de 2 mil pessoas entrevistadas têm sentimentos negativos sobre a situação:
Se você conhece alguém que procura emprego ou está em busca de uma oportunidade profissional, conheça 10 sites de busca de emprego que podem ajudar!
PALAVRAS-CHAVE
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais