O que você vai ler neste artigo:

Em certas ocasiões, ao tentar solicitar um empréstimo consignado, um indivíduo que recebe benefícios do INSS pode descobrir que seu benefício está bloqueado para esse tipo de empréstimo.

As razões para esse bloqueio podem variar, mas o beneficiário tem a opção de solicitar o desbloqueio diretamente ao INSS. Atualmente, todo o processo de bloqueio ou desbloqueio do benefício para empréstimo pode ser requisitado de maneira conveniente e sem necessidade de deslocamento até uma agência física do INSS. Isso pode ser feito por meio do site ou do aplicativo do INSS.

Após a autorização do desbloqueio ser refletida no extrato de consignado do beneficiário, ele estará habilitado a realizar novos empréstimos ou transferências de consignação.

Abaixo, você encontrará informações adicionais sobre o procedimento para desbloquear seu benefício do INSS, possibilitando assim a obtenção de empréstimos consignados.

Vale ressaltar que sempre que um novo benefício é concedido a aposentados e pensionistas, o beneficiário precisa solicitar ao INSS o desbloqueio específico desse benefício para ter a possibilidade de contratar empréstimos consignados. Lembrando que a contratação de um empréstimo consignado só pode ser efetuada após 90 dias desde a concessão do benefício.

Quais documentos são necessários para fazer o  desbloqueio do empréstimo consignado?

A fim de requerer o desbloqueio do benefício, é imprescindível ser o beneficiário principal da aposentadoria ou pensão, ou, alternativamente, ser o representante legal do beneficiário.

Em todas as situações, são necessários os seguintes documentos:

  1. CPF do titular do benefício (obrigatório).

  2. Para os beneficiários com representante legal, é essencial portar um documento de identificação com foto (como RG, CNH ou Carteira de Trabalho).

  3. Em casos de tutela, curatela ou termo de guarda, é requerido o Termo de Representação Legal.

Importante ressaltar que um procurador não possui a autorização para realizar o desbloqueio do benefício, o que significa que não é viável efetuar empréstimos consignados para benefícios que contam com um procurador cadastrado.

Como acessar o Meu INSS para solicitação?

1. Acesse 'MEU INSS'

Para acessar o aplicativo MEU INSS, é necessário ter login e senha de cadastro no site ou aplicativo. Caso você não tenha login, o primeiro passo é acessar o aplicativo (android ou ios) ou site “MEU INSS”, inserir seu CPF e seguir as instruções para cadastro das suas informações e senhas.

Se você tem conta no gov.br, épossível acessar o “MEU INSS” com esse cadastro.

2. Procure a opção “Novo Pedido”

Após fazer o login, a pessoa será direcionada para a tela inicial do aplicativo “MEU INSS”. É nessa tela que deve-se procurar e clicar na opção “Novo pedido”.

3. Buscar o serviço desejado

É onde o beneficiário abrirá um requerimento para solicitar o desbloqueio do benefício para o empréstimo consignado. É só clicar em “Novo requerimento”, onde aparecerá a lista de todos os serviços disponíveis, e digitar “desbloquear” no campo “que atendimento você deseja”. Assim será carregada a opção “Bloquear/Desbloquear benefício para empréstimo consignado”.

4. Solicitar desbloqueio do benefício

Nesta parte, aparecerão algumas informações importantes relacionadas às regras do consignado. Você precisa verificar se está tudo certo para avançar. É necessário lembrar que se o benefício foi concedido há menos de 90 dias precisa aguardar os prazos corretos para solicitar o desbloqueio do empréstimo.

Após isso, aparecerá uma tela com mais informações sobre desbloqueio e você pode clicar em avançar novamente. Na solicitação do desbloqueio, você poderá carregar os arquivos com a documentação necessária para continuar. Envie no formato PDF.

Cada arquivo precisa possuir o tamanho máximo de 5 MB e caso seja necessário carregar mais um, o tamanho total não pode ser maior que 50 MB.

Depois, é só preencher informações nos campos de: 

  • E-mail;

  • Telefone;

  • CPF;

  • Se desejar acompanhar o processo por e-mail.

  • Número de benefício 

Haverá também uma caixa de perguntar com três opções:

  1. Não. Eu sou o titular.

  2. Representante Legal.

  3. “Deseja cadastrar Procurador ou Representante Legal para este pedido?”

Responda os outros campos de informações opcionais e pode clicar em avançar para concluir esta etapa.

    Leia mais: Quem tem direito ao empréstimo consignado?

Como desbloquear benefício para solicitar o empréstimo INSS?

Para desbloquear é bem simples, a solicitação pode ser feita pelo aplicativo MEU INSS, acessando com o CPF e a senha cadastrada ou pelo site. 

Veja o passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo MEU INSS com a sua conta gov.com. Verifique se o seu benefício está bloqueado para empréstimo. Caso esteja, clique na opção“ Do que você precisa?”.

  2. Feito isso, digite “Desbloqueio de benefício para Empréstimo Consignado! e selecione a primeira opção.

  3. Verifique se o benefício está ativo e após isso clique na seta para continuar.

  4. Se o benefício estiver bloqueado, clique na opção “Avançar”.

  5. Veja se você NÃO se enquadra em nenhuma das situações descritas. Se estiver tudo certo, clique em “Avançar”.

  6. Para realizar o desbloqueio, você precisa inserir a documentação necessária em formato digital (PDF) para enviar.

  7. Após disponibilizar os documentos no formato digital, preencha o formulário completo de dados do requerimento e clique na opção “Avançar”.

Qual o prazo para desbloquear o benefício INSS para empréstimo consignado?

O tempo médio necessário para que o INSS finalize o processo de desbloqueio após a solicitação é de aproximadamente 30 dias consecutivos.  Para acompanhar o progresso do desbloqueio, os clientes podem verificar o seu "Extrato de Empréstimo Consignado". Uma vez que a informação de desbloqueio seja atualizada no extrato, será possível prosseguir com a contratação de empréstimos usando o benefício.

O que fazer quando o desbloqueio para empréstimo não for permitido?

Em alguns casos o INSS prevê um período para o bloqueio do benefício para empréstimos, nesses casos não é possível realizar o desbloqueio. Na maioria dos casos, o cliente terá que aguardar o fim do prazo informado pelo INSS antes de realizar o desbloqueio:

Benefício bloqueado por concessão

Quando um indivíduo beneficiário do INSS obtiver recentemente a aprovação de seu benefício, ele encontrará a notificação “Benefício bloqueado por concessão”. Neste caso, será necessário aguardar um período de 90 dias a partir da data em que o benefício foi concedido, antes de conseguir efetuar o desbloqueio e solicitar um empréstimo consignado.

Benefício bloqueado por alteração na conta de recebimento

Quando aparece essa mensagem, o benefício é bloqueado devido à alteração da Previdência Social ou da Instituição Financeira pagadora. Assim, o benefício ficará bloqueado por um prazo de 60 dias, contando da data de alteração do banco pagador. 

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Além disso, você pode fazer o acompanhamento de todo o processo de solicitação acessando o aplicativo da sua conta digital, tudo isso, através do seu celular. Caso tenha ficado com dúvidas, você pode contar com nosso time de especialistas enviando suas dúvidas.

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