O que você vai ler neste artigo:
Pagamentos, que foram antecipados, serão feitos até o dia 7 de junho
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
20.04.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar o 13º salário a aposentados e pensionistas a partir do próximo dia 25 de maio. Os depósitos serão feitos até o dia 7 de junho.
Os pagamentos do 13º salário do INSS ocorrem conforme o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) da pessoa beneficiária, sendo que os primeiros a receber são aqueles com NIS de final 1.
Veja abaixo o calendário de pagamentos da 2ª parcela do 13º salário do INSS:
NIS de final 1: 25 de maio
NIS de final 2: 26 de maio
NIS de final 3: 27 de maio
NIS de final 4: 30 de maio
NIS de final 5: 31 de maio
NIS de final 6: 1 de junho
NIS de final 7: 2 de junho
NIS de final 8: 3 de junho
NIS de final 9: 6 de junho
NIS de final 0: 7 de junho
A 1ª parcela do 13º salário do INSS já foi paga, sendo que os depósitos começaram no dia 25 de abril e terminaram no dia 6 de maio.
Normalmente, os pagamentos da 1º parcela do 13º salário do INSS começam a ser feitos em julho. No entanto, o governo federal antecipou os valores para abril neste ano.
De acordo com o Governo Federal, a antecipação do abono anual deve injetar R$ 56,7 bilhões na economia. O pagamento é devido a segurados e dependentes da Previdência Social que “tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão”.
Importante lembrar que as pessoas que recebem benefícios assistenciais, que são o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e a RMV (Renda Mensal Vitalícia), não têm direito ao 13º salário.
A antecipação do abono anual de aposentados e pensionistas do INSS em 2022 será em 2 parcelas, que serão pagas junto com os demais benefícios:
A 1ª parcela começará a ser paga em abril de 2022. O pagamento será de 25 de abril a 6 de maio. Vale lembrar que a primeira parcela equivale exatamente à metade do valor do benefício para aqueles segurados que já estavam aposentados em janeiro deste ano.
A 2ª parcela começará a ser paga em maio de 2022. O pagamento será de 25 de maio a 7 de junho. Neste caso, o valor da parcela equivale ao valor restante do benefício, mas já com a incidência dos descontos previstos por causa do Imposto de Renda.
A consulta dos valores pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS e pelo site do INSS, a partir da função “Extrato de Pagamento”.
Quem não estava aposentado em janeiro deste ano recebe o benefício de maneira proporcional à ocasião da aposentadoria.
Saiba ainda, neste artigo, como checar se o empréstimo consignado do INSS foi aprovado.
PALAVRAS-CHAVE
13º SALÁRIO DO INSSARTIGOSRENDA EXTRA
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais