O que você vai ler neste artigo:
O crédito foi a alternativa usada por 79% dos brasileiros para equilibrarem suas finanças e fazerem compras na pandemia.
O dado foi revelado por um levantamento feito pela Serasa, que analisa e dá informações de crédito, em parceria com a Opinion Box, empresa de pesquisa online.
O levantamento mostrou que o cartão de crédito foi a fonte mais usada: 62% dos entrevistados o utilizaram no período.
De acordo com o estudo, o crédito foi usado pelos brasileiros na pandemia principalmente para fazer compras, tanto de itens essenciais como de outros produtos, e para pagar dívidas.
Leia também: Empréstimo para quitar dívidas: compensa ou não?
Dessa forma, o estudo mostra que o crédito ajudou, de alguma forma, os brasileiros a lidarem com as situações trazidas pela pandemia. Mas é sempre bom destacar: o uso do crédito deve ser feito com planejamento, para não incorrer em inadimplência e se tornar um problema.
Para evitar a inadimplência, é possível tomar algumas medidas, como negociar o valor com o estabelecimento quando perceber que não será possível pagar, saber exatamente o que está devendo e fazer um planejamento financeiro.
Além do cartão de crédito, o estudo identificou que os brasileiros usaram também:
empréstimos com amigos e familiares: 14%
cheque especial: 12%
empréstimo consignado: 11%
Outro dado trazido pela pesquisa foi que 3 em cada 10 entrevistados recorreram ao crédito 6 vezes ou mais durante o período.
Chamada de “O papel do crédito em um momento de retomada”, a pesquisa ouviu 2.068 pessoas em todas as 5 regiões do país, entre os dias do dia 22 de junho a 2 de julho deste ano. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e a confiança é de 95%.
Além de constatar quantos brasileiros usaram o crédito na pandemia, o estudo mostrou ainda que 62% das pessoas responderam que pretendem continuar a usar crédito no pós-pandemia.
Do total de pessoas que querem continuar com essa fonte de recursos, 40% dizem que o cartão de crédito será sua principal fonte.
Em seguida, essas pessoas apontaram empréstimo pessoal sem garantia, empréstimo consignado e financiamento.
A pesquisa mostra que a tomada de crédito deve continuar a ser feita com a finalidade de comprar itens essenciais e pagar dívidas.
Veja abaixo como ficou a preferência dos entrevistados na hora de tomar crédito no pós-pandemia:
Cartão de crédito: 40%
Empréstimo pessoal sem garantia: 8%
Financiamentos: 8%
Quando bem usado, o empréstimo pode ajudar a realizar sonhos ou sair de uma situação complicada. Por isso, veja os cuidados a tomar na hora de pedir um empréstimo.
É possível simular os limites e valores de cada recurso. Simulador de empréstimo consignado e também o cartão de crédito consignado.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais