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O Banco PAN é uma das melhores empresas atuantes na promoção da igualdade no Brasil. É isso o que mostra a pesquisa “A diferença que faz diferença”, realizada pelo Instituto Ethos e Obtida, com exclusividade para a Época Negócios.
Ao todo, 169 empresas participaram, e o Banco PAN atendeu completamente os requisitos de inclusão de pessoas com deficiência; promoção da equidade de gênero; promoção da equidade racial; e promoção dos direitos LGBTQIA+.
A pesquisa considerou empresas de diversos setores: energia; farmacêutico; consultoria; financeiro; jurídico; turismo; varejo; e muitos outros.
O levantamento analisou quatro etapas para levar ao resultado apresentado nesta edição. São elas: análise das práticas; análise dos números; checagem; e avaliação por especialistas.
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Veja abaixo como cada etapa foi medida no levantamento:
Análise das práticas: cada empresa preencheu um questionário com questões de múltipla escolha em 12 itens de avaliação, que mostraram estratégias para promover a inclusão de diversos segmentos; relacionamento com clientes; cultura organizacional; etc.
Análise dos números: as empresas com desempenho acima da média se classificaram para a próxima etapa, com preenchimento de dados quantitativos sobre a representatividade de cada grupo em nível hierárquico.
Checagem: junto com a análise dos dados para mostrar a presença de minorias na hierarquia da empresa, 34 dessas empresas foram chamadas a relatar suas experiências e apresentar evidências das informações prestadas no questionário.
Avaliação por especialistas: os resultados de todas as etapas anteriores foram compartilhados com organizações da sociedade civil que representam os segmentos minoritários para validar (ou não) as conclusões e os dados obtidos.
O levantamento ainda mostrou que as empresas envolvidas na pesquisa vão além do discurso: 85% delas estimulam a criação de grupos de afinidade voltados para os diferentes aspectos de diversidade.
Mais do que isso, veja outros dados constatados no levantamento a respeito das 169 empresas pesquisadas:
97% possuem área, instância ou pessoa responsável por garantir a implementação de ações de diversidade e inclusão;
97% formalizam o compromisso com a agenda da promoção da diversidade e inclusão, com divulgação ao público interno;
98% preveem e aplicam medidas disciplinares, sanções e punições para práticas discriminatórias, aplicáveis a todos, incluindo lideranças;
97% têm um canal com profissionais preparados para atender à denúncias de discriminação e assédio moral e sexual.
No ano passado, o Banco PAN ainda foi o vencedor da categoria “melhor transformação bancária da América Latina” em 2021 na edição anual do “Euromoney Awards for Excellence”, uma das mais importantes premiações internacionais do setor bancário.
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