O que você vai ler neste artigo:

O Tesouro Direto é um investimento que pode funcionar tanto para quem quer começar nesse ramo quanto para quem já investe e quer diversificar suas aplicações. Uma das opções de investimento é o Tesouro IPCA.

Assim como os outros títulos, quem investe nesse tipo de título do Tesouro faz tudo de maneira digital, pelo celular ou computador. Além disso, é possível investir nessa modalidade com menos de R$ 100,00.

Assim como outros títulos do Tesouro Direto, esse traz alguns benefícios para quem os compra:

  • Baixo risco em relação a outras aplicações no mercado ou fundos de investimentos;

  • Menor custo para aplicar e manter o investimento;

  • Flexibilidade para investir quantias que cabem no bolso ou estão alinhadas ao objetivo de quem investe;

  • Possibilidade de diversificar os investimentos e conciliá-los com valores e prazos diferentes de outras aplicações;

  • Cobrança de Imposto de Renda apenas quando houver o resgate do título ou quando há pagamento de juros, como acontece em alguns títulos de juros semestrais.

O Tesouro é um título público usado para o governo captar dinheiro, assim como os outros. Portanto, quem investe nessa aplicação empresta recursos ao governo e recebe juros em troca, ao longo do tempo em que o dinheiro ficou investido.

O QUE É TESOURO IPCA?

O Tesouro IPCA é um investimento de renda fixa, assim como outros títulos públicos do Tesouro, e a sua rentabilidade é pós-fixada, o que significa que ela está atrelada a um indexador. Nesse caso, é o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

A rentabilidade é diferente dos títulos prefixados, que informam na hora da aplicação qual é a sua rentabilidade. No caso do Tesouro IPCA e outros que são pós-fixados, ela depende da variação do IPCA. Conforme ele sobe ou desce, terá maior ou menor rentabilidade.

O IPCA é considerado a inflação oficial brasileira e mede a variação de preços de produtos e serviços consumidos por famílias que têm entre 1 a 40 salários mínimos de renda. Quem calcula esse índice é o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

COMO O TESOURO IPCA FUNCIONA?

Para comprar títulos do Tesouro IPCA, basta abrir uma conta em agente de custódia, que são bancos, corretoras ou outras instituições financeiras que têm autorização para operar no Programa do Tesouro Nacional.

Depois, é só escolher um dos tipos de Tesouro IPCA que estão disponíveis para a compra. Observe o valor mínimo para o investimento, o prazo de resgate e o tipo de pagamento de juros, que pode ser a cada 6 meses ou só no resgate do título.

A rentabilidade é definida pela soma entre a variação do IPCA e uma porcentagem de juros informada no momento do investimento. 

Por exemplo: se um título do Tesouro IPCA tem rentabilidade anual atrelada ao índice somada a juros de 5%, caso o IPCA tenha alta de 10% em 1 ano, aquele título terá rendido 15% (variação do IPCA + 5%) naquele ano.

Conforme o tempo passa, você receberá esses rendimentos semestralmente, caso opte pelo Tesouro IPCA de juros semestrais, ou quando resgatar o título na data de vencimento informada, se o título não prever juros semestrais.

QUANTO CUSTA INVESTIR NO TESOURO IPCA

Para investir em títulos do Tesouro de forma geral, é necessário considerar os valores investidos para comprar os títulos. No caso do Tesouro IPCA, o investimento mínimo é pouco mais de R$ 30, de acordo com o site do programa, mas há diferentes valores conforme o título escolhido.

Além disso, pode ser cobrada uma taxa de administração para o agente de custódia do título. O valor é estabelecido pelo banco, corretora ou instituição financeira, mas a maioria das instituições zerou sua taxa de corretagem.

Outra taxa é cobrada a cada 6 meses pela B3, a bolsa de valores, que cuida de dados e faz a intermediação entre agentes de custódia e o Tesouro Nacional. Essa cobrança é sempre feita no começo de janeiro e de julho. E, a partir de 2022, ela passou a ser de 0,2%.

Outro ponto a ser considerado é que há cobrança de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) caso os recursos sejam resgatados em até 30 dias a partir da aplicação.

Por fim, também existe a cobrança de Imposto de Renda na fonte, que é regressiva. Quanto mais tempo o dinheiro permanecer aplicado no Tesouro IPCA, menor será a porcentagem de IR cobrada, como você confere abaixo:

  • Caso o título seja resgatado em até 180 dias, os rendimentos sofrerão cobrança de 22,5% de IR;

  • Em resgates entre 181 dias e 360 dias, a cobrança é de 20% dos rendimentos;

  • Em aplicações com prazo entre 361 dias e 720 dias, o IR é de 17,5%;

  • A partir de 720 dias, o Imposto de Renda retido na fonte será de 15%.

QUAL A LIQUIDEZ DO TESOURO IPCA?

A liquidez do Tesouro IPCA é imediata, o que quer dizer que, ao solicitar o resgate do título a qualquer momento, o governo compra esse título e você terá o valor dessa compra caindo na sua conta até o próximo dia útil após a venda.

No caso de resgates pedidos até as 13h, o crédito é feito no mesmo dia.

Porém, vale lembrar que o governo pagará o preço do momento da compra, que pode ser maior ou menor do que o valor pago na aplicação inicial. Por isso, o ideal é deixar o dinheiro aplicado no Tesouro IPCA até o vencimento.

Agora que você aprendeu mais sobre o Tesouro IPCA, que tal começar a investir? Saiba como fazer isso com 5 dicas!