O que você vai ler neste artigo:
Uma das datas mais aguardadas pelo comércio, a Black Friday abre o calendário de vendas de final de ano e pode ser uma boa oportunidade para aquecer os negócios. Mas você sabe como vender na Black Friday?
Em 2020 a data teve um total de R$ 5,1 bilhões em faturamento, representando um crescimento de 31% nas vendas online referente ao mesmo período do ano anterior, segundo dados do relatório da NeoTrust, Compre e Confie e Clear Sale divulgado em dezembro de 2020.
Com os dados comprovando o sucesso da data, montamos um guia de como preparar o seu negócio para não perder nenhuma venda.
A divulgação é a alma do negócio. Se você pretende participar da Black Friday é importante avisar aos seus clientes com antecedência.
Faça posts nas redes sociais, envie e-mails e comece a mudar a cara do seu site para informar que no dia da Black Friday terão descontos especiais. Assim o seu cliente saberá exatamente para onde ir quando chegar a hora.
Entender o que os seus concorrentes estão fazendo para aproveitar a Black Friday pode te dar alguma ideia de como trabalhar os seus produtos para atrair a atenção dos seus clientes.
E não estamos falando apenas da competição de preços: vale estudar como eles estão se comunicando. A divulgação acontece apenas no site? Ou também reforçaram a campanha nas redes sociais?
Também vale se cadastrar em suas bases de contatos para receber emails de promoções e entender como esse tipo de anúncio está sendo feito.
Essa é uma dica muito importante! Antes de participar da Black Friday, confira como está o seu estoque de produtos. A etapa da conferência vai te ajudar a ter uma noção interna de seu negócio e entender o quanto você pode ofertar, sem sair no prejuízo.
Além disso, também ajuda a manter um controle de quantos itens estão disponíveis para evitar erros durante as compras. Lembre-se: você quer dar uma boa impressão ao seu cliente.
O seu site está preparado para grandes demandas? É importante verificar se o tempo de carregamento está adequado.
Na Black Friday a concorrência é grande. Então se o seu site demora para abrir a página da oferta e o de seu concorrente é mais rápido no gatilho, seu cliente pode abandonar a intenção de comprar com você.
É importante otimizar o site e as páginas dos produtos para que os usuários tenham uma experiência de compra agradável e eficiente.
O Page Speed Insights do Google pode te ajudar a entender qual é o tempo que o seu site demora para abrir uma página, em tempo real.
Como será feita a divulgação das promoções de Black Friday que você vai realizar? Aqui existem diversos formatos que é possível utilizar para potencializar ainda mais as suas vendas.
E-mail marketing para a sua base de contatos com algumas ofertas, anúncios nas redes sociais, banners no site avisando sobre promoções especiais e muito mais.
O atendimento ao cliente é um setor que precisa estar sempre muito bem alinhado com as expectativas dos consumidores. Isso significa que o cliente não espera mais ser atendido com roteiros prontos. Ele quer sentir que aquele contato é próximo e personalizado.
Por isso, construa uma linguagem que seja amigável e aproveite os feedbacks dos clientes para melhorar processos no futuro.
Outro ponto de atenção: no dia da Black Friday, imprevistos podem acontecer. O seu time de atendimento, ou as pessoas responsáveis por essa área em sua empresa, precisam estar prontas para solucionar os problemas de forma rápida e inteligente.
Vendas que tiveram problemas para serem finalizadas, dificuldade no cadastro, falta de produto e outras situações que podem ocorrer ao longo da correria da data.
Na hora de finalizar a compra é importante que o seu cliente se sinta em um ambiente seguro e eficiente. Ofereça diversas opções de pagamento, sejam elas cartão, crédito, PIX ou boleto.
É possível, inclusive, trabalhar descontos ainda maiores para quem realizar compras no PIX, boleto ou no pagamento à vista com o cartão.
“Black Fraude”, “Tudo pela metade do dobro” e outras “piadas” que surgiram nos eventos anteriores com esse tipo de prática não devem fazer parte da sua realidade.
Consumidores aproveitam a data para comprar produtos de valor elevado com os melhores preços. Seja transparente com o que você está vendendo. Se vai dar desconto, dê um desconto que realmente pareça vantajoso.
Dessa forma o cliente se sentirá satisfeito com a experiência que ele teve em sua loja e voltará outras vezes para realizar novas compras.
Acompanhe as suas redes sociais e veja o que as pessoas estão falando sobre as suas promoções e seus produtos.
É por ali que muitos clientes aproveitam para registrar algum problema durante a compra ou possíveis insatisfações com os produtos.
Atente-se para solucionar os problemas com agilidade para não perder a venda e mostrar a outros usuários que a sua loja está sempre preocupada em atender aos clientes com rapidez e eficiência.
E como empreendedores também podem ser clientes, veja como fugir dos golpes aplicados na Black Friday com descontos falsos e propagandas enganosas.
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