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Você precisa tomar alguns cuidados durante a quarentena causada pelo novo coronavírus. Cientistas publicaram na revista inglesa The Lancet, em fevereiro, um artigo que mostra que a saúde mental pode ser prejudicada por causa do isolamento social.
 
O medo de ser contaminado pela Covid-19, a angústia pelo risco de perder o emprego, o aperto financeiro, o fato de não saber quando a crise vai passar e toda essa aflição não são bobagens para a nossa cabeça. São aflições reais, que podem prejudicar a saúde mental.

Por isso mesmo, é preciso manter a cabeça saudável de diversas maneiras, como meditar, conversar com os amigos por telefone ou videoconferência, organizar a casa, dar um tempo no noticiário e — por que não? — ler uns livros que mantenham a sua motivação em alta.

Por isso, selecionamos nove livros que vão ajudar você no âmbito profissional e até pessoal. Valem para a quarentena e para depois dela também.

1. OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS ALTAMENTE EFICAZES

Tudo começa pela forma como enxergamos o mundo. É isso que Stephen Covey, o autor, prega nesse livro. Ele apresenta o princípio do equilíbrio entre produção e capacidade de produzir. Entre os sete hábitos da lista estão: começar o dia com um objetivo em mente, priorizar o importante em vez do urgente, compreender para ser compreendido e criar sinergia. Os demais hábitos, você descobre lendo o livro.

2. MOTIVAÇÃO 3.0

Daniel Pink explica que, há 50 mil anos, o que motivava o ser humano era o instinto de sobrevivência. É o que ele chama de Motivação 1.0. O passo seguinte foi buscar recompensas e evitar punições — que foi a Motivação 2.0. A fase atual, que é a 3.0, diz respeito a se motivar com base na autonomia e na criatividade, incentivos muito mais conectados ao profissional moderno. É disso que o livro trata.

3. O PODER DO PENSAMENTO POSITIVO

Norman Vincent Peale passou vários anos observando pessoas infelizes e conversando com elas. Ele chegou a uma conclusão: algumas pessoas se deixam levar pelos problemas do dia a dia, mas outras não. Elas conseguem ser felizes apesar dos perrengues. Foi assim que surgiu esse livro, que diz que todas as pessoas podem ter uma vida feliz. Para o autor, a felicidade está dentro de cada pessoa.

4. GETTING THINGS DONE. A ARTE DE FAZER ACONTECER.

As três primeiras palavras do livro (“Getting Things Done”) viraram siglas para muitos profissionais: GTD. Em inglês, elas significam algo como concluir as coisas — ou fazer acontecer. David Allen conseguiu transformar esse livro num método para que as pessoas não percam tempo apenas planejando ou que não caiam no marasmo de ficar com a mesa cheia de trabalho e nunca se livrar das suas tarefas.

5. 100 MANEIRAS DE MOTIVAR A SI MESMO

Steve Chandler reuniu uma centena de métodos para você conseguir reprogramar a forma como você pensa e age. Ele chegou a esses métodos depois de testá-los em participantes de seus eventos e seminários presenciais. O livro é voltado especialmente para pessoas que se sentem desanimadas e desencorajadas diante dos desafios que a vida impõe para elas.

6. QUEM PENSA ENRIQUECE

Napoleon Hill descobriu em 1937, ano de publicação do livro, que desejar é o primeiro passo para uma pessoa alcançar os seus objetivos. É disso que trata a sua obra: fixar na mente o que você quer, definir um prazo e começar a trabalhar de forma fixa para que aquilo se concretize. Para isso, alguns pilares são importantes, como autoconhecimento, autodesenvolvimento, desejo, fé, persistência e outros.

7. O MAIOR VENDEDOR DO MUNDO

Se você for empreendedor ou se já trabalhou com vendas, provavelmente já ouviu falar desse clássico escrito por Og Mandino em 1968 — e revisado em 1983. O livro apresenta dez capítulos, cada um com um mandamento. Em cada um deles, Mandino apresenta uma lição, mas pede que você a leia todos os dias durante um mês. Ou seja, teoricamente, você vai levar dez meses para ler o livro inteiro.

8. A BÍBLIA DE VENDAS

O título pode enganar, mas o livro não tenta pregar uma maneira única de vender nem é sério demais. Pelo contrário: é divertido. A ideia de Jeffrey Gitomer é ajudar vendedores a ter ótimo desempenho depois de criar uma boa reputação. Ou seja, quem trabalha com vendas primeiro precisa ser confiável para depois fazer uma oferta. Caso contrário, é muito mais difícil conduzir uma negociação.

9. COMO FAZER AMIGOS E INFLUENCIAR PESSOAS

Este clássico da autoajuda foi escrito por Dale Carnegie em 1937 e é um dos livros mais vendidos de todos os tempos. Ensina que, para você se relacionar bem com as pessoas, precisa se interessar de verdade por elas. Tem de ser bom ouvinte em vez de ficar falando de si mesmo. Não se trata de manipular os outros, mas de realmente criar uma relação de confiança com quem estiver ao seu redor.