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Visto como uma oportunidade de confraternização e até de economia de dinheiro em alguns casos, os eventos de amigo secreto são tradicionais em dezembro.
Neste ano, em média, os consumidores devem gastar R$ 64 nessa confraternização, de acordo com pesquisa da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas), feita em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e com a Offer Wise Pesquisas.
O levantamento mostra que 1 a cada 3 consumidores (37%) pretende participar da brincadeira neste ano.
Ao todo, a estimativa é que 59,7 milhões de pessoas participem de 1,6 evento de amigo secreto, também chamado de “amigo oculto”, neste fim de ano.
A maior parte das pessoas que vão entrar na brincadeira dizem que o farão com familiares (75%). Outros brincarão com os amigos (36%) ou com os colegas de trabalho (26%).
A soma dá mais do que 100% porque os entrevistados podiam mencionar mais de um grupo com o qual pretendem participar do amigo secreto.
Entre os que devem entrar na brincadeira, mais da metade (53%) dizem que adoram participar desse tipo de evento e 48% consideram que é uma boa maneira de economizar nos presentes.
Há também aquelas pessoas que participam do amigo secreto apenas para não serem julgadas como antissociais. Segundo o levantamento, elas são 14% das entrevistadas.
Aliás, entre os entrevistados que disseram que não vão participar do amigo secreto, o principal motivo apontado (34%) é não gostar da brincadeira.
Outros 30% dizem querer evitar aglomerações na pandemia e 28% dizem que os parentes, amigos e colegas de trabalho não têm o costume de fazer a brincadeira.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destacou num comunicado os pontos positivos do amigo secreto.
“É uma confraternização coletiva que resolve a obrigação de comprar presentes para várias pessoas, já que cada um se encarrega de presentear apenas um participante e, no fim, ninguém fica sem presente”, disse.
Ele também afirmou que é comum estabelecer limites no valor dos presentes do amigo secreto.
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Apesar dos pontos positivos, o presidente da CNDL também alertou para os cuidados com o orçamento.
“O que à primeira vista parece vantajoso, pode ficar caro se o consumidor decidir entrar em todos os amigos secretos do seu círculo de convivência”, disse.
Ele deu ainda duas dicas para esse tipo de confraternização. Veja abaixo quais foram:
participar apenas de comemorações em que o preço é estipulado com antecedência;
analisar se esse dinheiro não fará falta no orçamento ao final do mês, comprometendo assim o pagamento das contas.
Você já recebeu um presente de amigo secreto que te decepcionou? No canal Pra Fazer Mais, do Banco PAN no YouTube, Willou e Watson falam com bom humor de episódios desse tipo.
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