O que você vai ler neste artigo:
A CNC (Confederação Nacional do Comércio) fez uma pesquisa na qual aponta que headsets (fones de ouvido que costumam vir com microfone) e perfumes femininos estão entre os produtos com maior potencial de desconto na próxima Black Friday, que acontece na sexta-feira, dia 26 de novembro.
Para chegar à lista, a entidade explica que coletou, diariamente, mais de 2 mil preços de itens agrupados em 34 linhas de produtos ao longo dos últimos 40 dias encerrados em 16 de novembro.
Veja abaixo a lista de itens com maiores descontos nesta Black Friday, de acordo com o levantamento da CNC, com as variações que seus preços tiveram nos últimos 40 dias:
Headsets: redução de 13%;
Perfume feminino: redução de 10,4%;
Creme hidratante: redução de 7,2%;
Protetor solar e bronzeador: redução de 4,2%; e
Caixas de som bluetooth: redução de 3,4%.
Na outra ponta, a confederação indicou que “dado o reajuste recente de preços, as chances de descontos efetivos em consoles de videogames e jogos eletrônicos são reduzidas”.
Para encontrar as melhores promoções nesse período, uma dica é usar os comparadores de preços, que mostram os valores dos produtos em diversos varejistas.
No levantamento dos preços, a CNC constatou que 26% dos itens revelaram tendências de redução na Black Friday. É bem menos do que na véspera da mesma data em 2020, quando 46% dos itens apresentavam tendências de redução.
O principal motivo apontado pela CNC para essa diferença é a inflação. Naquela época, a alta dos preços era de 3,9%. Atualmente, neste ano, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país, acumula alta de 8,24%.
Como os preços estão subindo cada vez mais nos últimos meses, a chance de haver um desconto real por ocasião da Black Friday fica reduzida, de acordo com o economista da CNC responsável pela pesquisa, Fabio Bentes.
“Um determinado produto que apresenta altas expressivas, superiores a 10%, por exemplo, no preço mínimo praticado durante as semanas que antecedem a Black Friday tende a apresentar um baixo potencial de desconto efetivo durante o evento promocional”, disse ele no texto publicado pela instituição.
A Black Friday é, originalmente, uma data muito procurada por consumidores nos Estados Unidos em busca de ofertas vantajosas num mês que não é muito movimentado para o comércio.
Já no Brasil, a adesão foi gradual. Começou em 2010, quando apenas os segmentos de móveis e eletrodomésticos, livrarias e papelarias e lojas de utilidades domésticas e eletroeletrônicos se envolviam. Depois, foi ganhando mais tração.
A projeção da CNC para este ano é que só o segmento de móveis e eletrodomésticos, junto com eletroeletrônicos e utilidades domésticas, correspondam a mais da metade (51,2%) da movimentação financeira prevista para a data.
Veja abaixo quanto cada setor deve movimentar na Black Friday, de acordo com a CNC:
Móveis e eletrodomésticos: R$ 1,105 bilhão
Eletroeletrônicos e utilidades domésticas: R$ 906,57 milhões
Hiper e supermercados: R$ 779,09 milhões
Vestuário, calçados e acessórios: R$ 693,12 milhões
Se você é empreendedor e pretende vender nesta Black Friday, confira dicas para ter sucesso nesta data!
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais