O que você vai ler neste artigo:

O Programa de Integração Social (PIS) serve para que os trabalhadores das empresas privadas do Brasil tenham acesso a alguns direitos e benefícios determinados pelas leis trabalhistas, como o abono salarial e seguro desemprego. Algumas vezes, ele é solicitado durante o processo de admissão nas empresas. 

Por ser utilizado em situações específicas, não é raro que o trabalhador esqueça o número de identificação, tampouco tenha o comprovante ou extrato. Abaixo, listamos o passo a passo para consultar o PIS pelo CPF e salvar ou imprimir seu comprovante de forma simples e rápida. 

Comprovante e extrato do PIS pelo aplicativo do celular

O responsável pelo comprovante do PIS é a Caixa Econômica Federal, banco público administrado pelo governo. A melhor maneira de emitir o comprovante e extrato do PIS é por meio do aplicativo Caixa Trabalhador ou no site da instituição. Para acessar pelo aplicativo, siga estes passos: 

  1. Baixe o aplicativo Caixa Trabalhador.
  2. Clique em ACESSAR e espere carregar.
  3. Coloque seu CPF e a senha; caso ainda não tenha senha, faça o cadastro pelo próprio aplicativo.
  4. Na barra inferior da tela inicial, clique em MEU NIS.
  5. Em seguida, o aplicativo mostra ao usuário dados como nome do trabalhador e data de nascimento; se as informações estiverem corretas, é só clicar em confirmar para salvar o comprovante.

Comprovante e extrato do PIS pela internet

  1. Acesse o site da Caixa.
  2. No canto superior do lado direito, clique em ACESSAR MINHA CONTA
  3. Informe o CPF e coloque a senha, que é a mesma do aplicativo Caixa Trabalhador. Caso não tenha, é possível cadastrar na hora nessa mesma página.
  4. Após login, vá ao menu e clique em PIS.
  5. Na página seguinte, clique em COMPROVANTE PIS ou EXTRATO PIS. Pronto, é só salvar ou imprimir o documento.

Comprovante de PIS em agência bancária

Se precisar ir a uma agência, localize a mais próxima da sua casa. No local, dirija-se ao atendimento com identidade, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos. Ao ser chamado, apresente os documentos ao funcionário. Após consulta, ele deve entregar uma cópia do seu comprovante.

QUEM TEM DIREITO AO PIS

Todo empregado que trabalha no Brasil tem direito ao número do PIS, gerado sempre no primeiro emprego. Ele pode estar anotado em sua Carteira de Trabalho, nos extratos de seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), no seu Cartão Cidadão ou ser obtido em qualquer agência da Caixa. 

COMO SABER SE TENHO DIREITO AO PIS

Anualmente, a Caixa libera ao trabalhador o abono salarial. Tem direito aos valores quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento. 

Para receber, é preciso ainda estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). 

O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

COMO SABER SE TENHO DIREITO AOS VALORES DE COTAS DO PIS

A consulta de valores relativos ao PIS/Pasep pode ser feita por meio do aplicativo do FGTS. Veja como consultar: 

  • Abra o aplicativo do FGTS.
  • Clique em Você possui saque disponível.
  • Vá em Consulta do PIS/Pasep.
  • Verifique seus dados.
  • O aplicativo mostra, em seguida, o valor que você tem a receber.

Além do aplicativo, os trabalhadores podem consultar se têm direito ao abono salarial por meio do telefone 158, informa a Caixa.

COMO SACAR O PIS

O saque pode ser feito por meio do Cartão Cidadão ou cartão de débito em unidades lotéricas e terminais de autoatendimento da Caixa Econômica Federal. O valor de saque permitido é de até R$ 3 mil, segundo a instituição bancária.

DIFERENÇA ENTRE PIS E PASEP

A diferença é que o PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada, e o Pasep é direcionado aos servidores públicos.