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O consumidor comum não é o único impactado pela alta dos combustíveis. Diante da aceleração dos preços, o empreendedor também precisa saber se preparar, porque o aumento causa um impacto direto nos custos de operação.
Considere-se ainda que os donos de pequenos negócios no país representam 99% de todas as empresas brasileiras, que já foram impactadas por 2 anos de pandemia.
Além disso, o Sebrae mostrou num comunicado que a 12ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios aponta os gastos com combustíveis (junto a insumos e mercadorias), como os que mais impactam os negócios.
Ao todo, 63% dos microempreendedores individuais (MEI) e 61% das micro e pequenas empresas (MPE) citam esses tipos de despesas. E, somando com gás e energia elétrica, os valores sobem para 76% (entre os MEI) e 77% para as MPE.
A preocupação com a escalada do valor dos combustíveis também deve estar no radar daqueles comerciantes que vendem muito pela internet, principalmente os empreendedores com modelo 100% de e-commerce.
Isso porque o valor dos combustíveis reflete também nos custos dos fretes e das entregas, que costuma ser pago à parte pelo consumidor. Assim, um maior preço pode reduzir as compras.
Por causa do sinal de alerta ligado pelo aumento do preço dos combustíveis, o analista de Capitalização e Serviços Financeiros do Sebrae, Weniston Ricardo, deu algumas dicas aos empreendedores.
Veja abaixo algumas orientações para os donos de negócios se prepararem para os maiores preços de combustíveis no país:
Antes de qualquer coisa, saiba qual é, exatamente, o impacto da alta dos combustíveis nos negócios. Principalmente, se o custo dos combustíveis for parte significativa do custo de seus produtos e serviços.
Mesmo que o preço do frete esteja embutido no valor do produto, é preciso rever essa estratégia. O empreendedor precisa analisar a política adotada por cada marketplace e recalcular as suas margens de lucro em relação ao aumento do preço final do produto.
Antes de repassar os aumentos, saiba se o seu público vai conseguir absorvê-lo. Caso contrário, o repasse pode representar a perda do cliente e, consequentemente, a perda de receita do negócio.
Essa é uma hipótese a ser considerada, pelo menos durante um certo período, para garantir a continuidade do cliente e das vendas, sem repassar o aumento dos seus custos de produção. Para isso, é importante ter um planejamento financeiro.
Às vezes, não tem mesmo o que fazer com o valor dos combustíveis. Mas você pode tentar reduzir outras despesas para que uma coisa compense a outra.
Outra coisa que também é sempre útil é saber como economizar com gasolina. Assim, você também gasta menos. Veja algumas dicas neste artigo.
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