O que você vai ler neste artigo:
Algumas empresas abrem contas-salário para novos funcionários. Porém, muita gente gostaria de receber seu dinheiro em contas digitais e, por isso, fica em dúvida sobre como fazer portabilidade da conta-salário para a conta digital.
Afinal, nem sempre a conta indicada pela empresa é aquela na qual o novo funcionário deseja receber o salário ou mesmo usar no dia a dia. Isso é ainda mais comum com as ofertas dos bancos digitais, que têm diferenciais importantes em relação aos bancos tradicionais.
Leia também: Conta digital ou “tradicional”: qual é a melhor?
É possível fazer a portabilidade do seu salário de uma conta-salário para uma conta digital sem precisar se deslocar até uma agência física, basta usar os canais digitais dos bancos ou realizar o pedido de transferência por escrito.
Portabilidade de salário é um recurso criado em 2006, pelo Banco Central do Brasil. A portabilidade permite que uma pessoa receba o seu salário na conta que for de sua preferência.
Isso porque, ao começar em um emprego, a empresa pode solicitar a abertura de uma conta em um banco no qual ela possui parceria para realizar o pagamento dos salários. Apenas a empresa faz depósitos nessa conta.
Agora, se você não quer usar essa conta para receber o salário ou para usar os serviços dela, pode pedir a portabilidade para que o pagamento mensal seja depositado em outra conta de sua preferência, seja ela tradicional ou digital.
Trabalhadores de empresas públicas e privadas que são remunerados nas contas-salário podem solicitar portabilidade. Mas atenção! Somente o titular das contas é quem pode solicitar a portabilidade. Além disso, beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) não podem efetuar a portabilidade de salário, devendo consultar as regras do INSS para esse tipo de alteração.
É bom lembrar que a conta-salário não é fechada ou encerrada com a portabilidade: o que acontece é que o dinheiro será transferido de forma automática para a conta indicada.
Vale lembrar que, mesmo ativa, a conta-salário não cobra tarifas para:
Manutenção de conta, mesmo quando não há movimentação pelo cliente;
Fornecimento de até dois extratos mensais em caixas eletrônicos;
Realização de até duas consultas mensais de saldo em caixas eletrônicos;
Realização de até cinco saques;
Fornecimento de cartão magnético, exceto nos casos de pedidos de reposição por perda, roubo, danos ou outras hipóteses em que a instituição não tenha responsabilidade.
Um dos primeiros benefícios de fazer a portabilidade de salário é ter mais autonomia e liberdade para receber a sua remuneração onde você quiser. Assim, basta usar o recurso para que o dinheiro caia na conta de sua preferência. Isso permite aproveitar vantagens que o banco da conta-salário não oferece, por exemplo.
Dessa forma, você pode buscar contas que tenham isenção de tarifas, como é o caso da conta digital do PAN, ou que ofereçam serviços de acordo com as suas preferências. Tudo isso deixa o relacionamento com o banco mais prático e melhora o seu controle sobre o seu salário.
Ao mesmo tempo, o pagamento continuará caindo na sua conta sempre no mesmo dia, até meio-dia. Logo, o seu planejamento financeiro não é prejudicado, pois o salário continuará a ser pago na mesma data de sempre.
Leia também: Como abrir sua conta digital no PAN
O passo a passo para solicitar portabilidade de salário para conta digital é simples e gratuito. Ele pode ser realizado tanto pelo banco que possui convênio com a sua empresa e na qual foi criada a conta-salário, quanto na instituição cuja conta você quer usar.
Quem deseja receber a remuneração no Banco PAN só precisa seguir as etapas abaixo:
Abra a sua conta se ainda não for cliente;
Certifique-se de que você instalou o app do PAN pela App Store ou Google Play Store;
Entre no app e encontre a opção “Conta corrente”;
Nessa etapa, clique na opção “Receber salário no PAN”;
Informe o CNPJ da sua empresa. Essa informação está disponível no holerite, contracheque ou pode ser disponibilizada pela área do RH;
Informe o nome da empresa (razão social), que também pode ser localizado nos mesmos documentos;
Selecione o banco no qual a conta-salário foi aberta;
Confirme a solicitação de portabilidade para a conta digital do PAN;
Aguarde a mensagem que informa que o pedido foi realizado com sucesso e clique em “Finalizar”.
Em até 10 dias úteis, o pedido deve ser processado e o primeiro pagamento já vai acontecer automaticamente para a conta cadastrada. Se quiser cancelar a portabilidade, é possível fazê-lo a qualquer momento e o pedido será atendido em até 5 dias úteis.
Basta aguardar o prazo de 10 dias úteis para que o pedido seja processado e o seu próximo pagamento cairá de forma automática na nova conta indicada. Se isso não acontecer, procure informações com as instituições em que você possui a conta indicada e a conta-salário.
A conta digital do Banco PAN é cheia de vantagens e receber o salário nela é apenas uma delas. Veja outros benefícios e serviços que você pode aproveitar ao ser cliente do PAN e administrar seu dinheiro aqui:
Até 30 transferências por mês de forma gratuita;
PIX gratuito, sempre que quiser;
Cartão de crédito com descontos em lojas e restaurantes, sem anuidade e com pagamento por aproximação (contactless);
30 saques, TEDs e depósitos por boleto gratuitos todo mês;
Empréstimo pessoal, após análise de crédito;
Conta digital segura, com recursos como a autenticação de 2 fatores.
Vale lembrar que a abertura de conta e os produtos de crédito do PAN, como o cartão de crédito, dependem de análise prévia antes de serem aprovados.
Quer uma conta Digital completa, 100% grátis e cheia de vantagens? Abra a sua no Conta Digital gratuita PAN! Isso pode ser feito também pelos botões abaixo:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais