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Uma das recomendações mais importantes é o compromisso com o prazo de entrega. É necessário que o empreendedor leve ao cliente a mercadoria que foi vendida dentro do tempo que foi definido.
Além de garantir a satisfação do consumidor ao mostrar que cumpre o que promete, o empreendedor ainda evita prejuízos que podem ser causados pela demora da entrega. Por exemplo, um cancelamento da compra.
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No comunicado que reuniu as recomendações, o analista de competitividade do Sebrae Ivan Tonet afirmou que o cumprimento do prazo tem valor para o cliente. E que o empreendedor pode colocar um valor maior se o consumidor quiser uma entrega urgente, com prazo menor.
Tonet também afirmou que o processo de entrega varia de acordo com a cidade em que atua o empreendedor.
Se a entrega ocorrer na mesma cidade em que o vendedor está, o processo teoricamente fica mais simples. Para outras regiões, é mais complexo. O tamanho de cada município também influencia.
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Veja abaixo 10 dicas para empreendedores implementarem o delivery em seus negócios:
1. O pequeno negócio deve estar adequado a todo o processo logístico (entrega com motoboys, por exemplo; funcionamento dentro de um aplicativo, rede social ou qualquer outro meio).
2. Ainda que o empreendedor não tenha completo conhecimento de como funciona esse fluxo logístico, ele deve estar pelo menos aberto a aprender.
3. É importante comprar a quantidade de produtos adequada para que haja a manutenção da oferta (ou seja, para que o cliente não fique insatisfeito pela falta daquilo que deseja comprar).
Da mesma forma, é importante ter uma quantidade mais ou menos próxima daquela que deve ser vendida para evitar custos adicionais com armazenagem ou ter que descartar parte dos produtos.
4. O armazenamento dos produtos precisa ser eficaz, facilitando a coleta por quem fará a embalagem.
5. Para evitar erros, sempre faça a conferência de produtos. É muito importante ter cuidado para não entregar algo diferente daquilo que o consumidor comprou.
6. Os processos de embalagem e envio dos produtos devem ser feitos em prazo mínimo adequado, proposto ao cliente.
7. Antes de definir quais serviços da empresa contarão com entrega de produtos, é fundamental que o empreendedor faça uma pesquisa detalhada.
O Sebrae recomenda que o empreendedor pesquise e fale com os clientes, para ter certeza absoluta de quais produtos ou serviços eles gostariam de receber em casa. “Muitas vezes as respostas podem te surpreender ou, às vezes, até dar ideias melhores”, diz o órgão.
8. Se o empreendimento for fazer a entrega por delivery no mesmo dia do pedido do cliente, boas alternativas podem ser: contratar operadores logísticos que prestem esse tipo de serviço ou montar uma equipe própria de motoboys profissionais.
O próprio dono do negócio pode fazer a entrega também. Mas, aí, é necessário levar em consideração que tudo depende da quantidade de vendas que são feitas por esse meio, além do tamanho da cidade em que está.
9. Ao analisar a logística própria e uma logística terceirizada, é preciso considerar os custos de manutenção de uma pessoa que trabalha com exclusividade na operação do negócio.
10. É recomendável que o empreendedor não atue apenas com uma única solução de entrega, quando o destino é um cliente fora da cidade ou do estado.
O Sebrae diz que é essencial que o consumidor tenha possibilidades de escolha, podendo verificar qual delas faz mais sentido para ele. A utilização de comparadores de frete é um recurso que pode fazer toda a diferença nesse momento.
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