O que você vai ler neste artigo:
Em geral, as promessas de descontos são para faturas de celular ou cartão de crédito. Nas mensagens, os golpistas pedem que seja feita transferência para uma conta, por meio de PIX. Quando ela é feita, o golpe está consumado.
Antes, esse golpe costumava ser aplicado por e-mail. Os golpistas enviavam mensagens com faturas falsas para enganar as vítimas. Agora, os golpistas se aproveitam das facilidades do SMS e do PIX.
Veja abaixo o passo a passo do novo golpe do PIX, que promete descontos em faturas:
Golpistas enviam um SMS prometendo descontos em faturas, por exemplo, de celular e cartão de crédito;
A mensagem pede um pagamento via PIX para que o desconto seja concedido;
Quando a pessoa faz a transferência via PIX, o golpe está consumado.
Além disso, destaca-se que os golpistas estão usando números curtos para envio das mensagens falsas por SMS.
Isso confere mais credibilidade à mensagem, pois números encurtados são normalmente usados pelas companhias de telefonia ou grandes empresas.
Ao conseguir enviar SMS a partir de números mais curtos, os golpistas tendem a fazer mais vítimas.
Para se proteger do novo golpe do PIX (e de outros golpes semelhantes), a empresa de segurança digital Kaspersky recomenda seguir algumas orientações.
A primeira é acessar os canais oficiais das empresas para checar se a promoção ou o desconto realmente existem. Também diz que, se necessário, entrar em contato com as empresas – sempre pelos canais oficiais – para confirmar a informação sobre a promoção.
Nesse caso específico, a orientação é: cheque novamente o remetente! Como nesse golpe os números de remetente são encurtados, ele parece uma promoção real.
E, ainda, três recomendações que valem para esse e outros golpes:
Antes de clicar num link, checar se quem enviou aquela mensagem é mesmo confiável
Fique sempre bem informado, porque uma das melhores formas de se prevenir de um golpe é saber que ele existe
Não coloque informações pessoais nem realize pagamentos se não tiver certeza absoluta sobre o link que recebeu ou sobre a pessoa que o enviou.
E não é só pelo telefone que os criminosos tentam tirar dinheiro. Circula também no Twitter um golpe do falso atendimento. Veja como ele funciona e como não ser vítima!
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais