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Golpistas fingem representar serviços de empresas na rede social; veja como não ser enganado
ARTIGOS
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6min. de leitura
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21.07.2021
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
Quase todas as marcas têm uma conta no Twitter. Muitas delas conversam com seus clientes por essa rede social. E, de olho nisso, já há golpistas se aproveitando e conseguindo fazer vítimas.
O alerta foi dado pela Kaspersky, especializada em segurança digital. Ela identificou que golpistas fingem representar determinada empresa, entram em contato com o usuário e pedem informações pessoais.
Em seu blog, a Kaspersky explicou o passo a passo que mostra exatamente como os golpistas atuam no Twitter:
Primeiro, o usuário do Twitter posta uma reclamação nessa rede social na qual marca a empresa com a qual está insatisfeito, na expectativa de ser respondido.
Logo em seguida, golpistas atentos a essas postagens entram em contato com esse usuário, fingindo ser a empresa reclamada (em geral por mensagem direta).
Esses golpistas, na maioria das vezes, usam perfis cujo nome é muito parecido com o nome original da empresa reclamada. Além disso, a foto do perfil costuma ser idêntica. Isso leva o usuário a crer que está realmente se comunicando com a empresa.
Em seguida, o golpista finge estar seguindo protocolos da empresa para pedir informações pessoais do usuário.
A lógica desse golpe é a mesma de golpes que roubam o WhatsApp das pessoas. Há casos em que o usuário reclama do serviço de uma empresa nas redes sociais e golpistas entram em contato com o usuário fingindo representar aquela empresa.
Em seguida, iniciam um protocolo falso de atendimento e enviam um link por SMS para a vítima. Ao clicar no link, a vítima confirma e autoriza o acesso ao seu WhatsApp por outro aparelho. Então, os golpistas começam a pedir dinheiro para os contatos dessa pessoa.
Além do Twitter, outras redes sociais também são usadas por criminosos para aplicar golpes como esse.
Para não cair em golpes como esse aplicado em usuários do Twitter, é fundamental que o usuário tenha alguns cuidados. Veja abaixo quais precauções tomar, de acordo com a Kaspersky:
Verificar a grafia do nome da marca. Há casos em que os golpistas se descuidam e erram ao escrever o nome da empresa.
Depois, é possível checar se aquele perfil que entrou em contato com você é verificado pela rede social. Em geral, perfis de marcas de médio e grande porte, pelo menos, têm um selo azul que mostra que aquela conta corresponde a um perfil oficial. Perfis falsos usados por golpistas para enganar consumidores não têm esse selo.
Não forneça suas informações pessoais por mensagem direta. Também não clique em links que forem enviados a você por esse meio.
Também não preencha nenhum formulário em sites que não sejam o oficial da marca. As marcas não usarão o Google Docs ou serviços semelhantes para fins de suporte.
Para falar com o Banco PAN, você conta com uma série de canais oficiais, além de redes sociais e páginas com perguntas e respostas para tirar dúvidas, conhecer mais o trabalho do banco ou mesmo resolver qualquer imprevisto (vai que precisa de uma grana a mais, por exemplo).
Leia também: Como abrir sua conta digital no PAN
Os perfis do PAN nas redes sociais estão como @bancopan e possuem aquele selinho azul do lado do nome, o que mostra que a página é oficial e verificada. Sempre olhe para esses pontos antes de seguir a página!
Veja as redes sociais do Banco PAN:
O site oficial do Banco PAN é o https://www.bancopan.com.br/. Não acesse nenhum outro site que diz ser do banco e não tem esse endereço eletrônico na sua composição.
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