O que você vai ler neste artigo:

Golpistas usam a guerra na Ucrânia como tema para fazer vítimas

Ao procurar ou receber informação, a pessoa deve ter cuidado com links maliciosos que podem roubar dados

ARTIGOS

 • 

4min. de leitura

 • 

30.03.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Golpistas costumam aproveitar grandes eventos e acontecimentos de grande proporção para aplicar fraudes. Com a guerra na Ucrânia não é diferente.

O conflito entre ucranianos e russos, que já dura mais de 1 mês, virou isca para golpes, conforme identificou a Kaspersky, empresa especializada em segurança digital.

Acontecimentos como a guerra na Ucrânia, que despertam paixões ou amplo interesse do público, por vezes reduzem a cautela que as pessoas têm em questionar o que veem, clicam ou compartilham.

O mesmo ocorre com eventos como as Olimpíadas ou fatos novos sobre a pandemia do coronavírus, por exemplo. E, sabendo disso, os golpistas se aproveitam para espalhar links maliciosos e fazer mais vítimas.  

Essa técnica é conhecida como “phishing” (parecido com “fishing” em inglês, que quer dizer “pescaria”).

Atraídas pela temática da guerra, seja para buscar informação ou às vezes até para fazer ativismo, muitas pessoas tendem a clicar nesses links.

SAIBA COMO EVITAR ESSES GOLPES

Uma mulher negra, cabelo preso, sentada num sofá de couro, mexe com as duas mãos num celular. Sobre a imagem, há dois círculos azuis com sinal de exclamação

Para que você não caia nesses golpes, a Kaspersky fez uma lista de providências que você pode tomar para não ser mais uma vítima das fraudes. Veja abaixo: 

Pense por si mesmo

Qualquer decisão que você tomar deve ser baseada em fatos sólidos, não em fake news (notícias falsas). Sempre faça sua própria pesquisa e tente descobrir todas as consequências de suas ações da melhor maneira possível.

Verifique os remetentes de e-mail

Uma das primeiras coisas a fazer quando se trata de evitar ser vítima de um e-mail malicioso é verificar quem é o remetente. Embora o nome possa parecer familiar, certifique-se de que o e-mail seja de uma fonte confiável ou de uma empresa/pessoa legítima entrando em contato com você.

Confirme links

Semelhante a olhar para o remetente, dê uma olhada e certifique-se de que os links são de sites legítimos e vinculados ao remetente ao clicar. Como mencionado anteriormente, agir com emoção pode atrapalhar o julgamento, portanto, certifique-se de estar vigilante quanto à sua segurança ao clicar em links de e-mail.

Não instale pacotes suspeitos

Crescendo, todos ouvimos que não devemos aceitar doces de estranhos. Da mesma forma, você não deve baixar coisas de um e-mail ou site que você não tem certeza se é confiável. E se você for baixá-lo de qualquer maneira, pelo menos verifique com um antivírus confiável.

Outro golpe que tem crescido é sobre a restituição do Imposto de Renda, cuja entrega da declaração vai até o dia 29. A Receita Federal até emitiu um alerta sobre isso. Saiba como evitar.

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSSEGURANÇA DIGITAL

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: