O que você vai ler neste artigo:
Estudo do Ipea mostra que 3 a cada 4 dessas pessoas tinham ensino superior completo
ARTIGOS
•
3min. de leitura
•
15.07.2021
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
Entre os brasileiros que estavam trabalhando regularmente de maio a novembro de 2020, 11% estavam em home office. O dado consta de pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) nesta quinta-feira (15).
O estudo mostra que, de uma média de 74 milhões de trabalhadores ocupados e não afastados do país no período de maio a novembro de 2020, cerca de 8,2 milhões ficaram de home office.
Nesse período, o Brasil passou por momentos de endurecimento das medidas restritivas por causa da pandemia do coronavírus.
Para o estudo, o Ipea usou dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Covid-19, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Leia também: Como economizar no home office
Uma análise mais detalhada sobre o perfil dessas pessoas que ficaram de home office mostrou que 3 a cada 4 trabalhadores tinham nível superior completo. O Ipea destacou outros dados do perfil desses trabalhadores.
Veja abaixo outros dados que o instituto mostrou no estudo:
56,1% eram mulheres;
65,6% eram brancos;
74,6% possuíam escolaridade de nível superior completo;
31,8% estavam na faixa de 30 a 39 anos;
63,9% estavam empregados no setor privado.
De acordo com o Ipea, mais da metade dos trabalhadores que estavam em home office são do Sudeste: 58,2%. Na outra ponta, a região Norte teve a menor fatia, apenas 3,3%, das pessoas que trabalharam de maneira remota.
Trabalhar em casa tem vantagens, mas também dificuldades. Se esse é o seu caso, saiba que você não está sozinho. A boa notícia é que existem várias formas de melhorar essa produtividade.
Veja abaixo 9 dicas para ser mais produtivo:
estabeleça um horário de trabalho;
crie uma rotina;
comece bem o dia;
coloque prazos;
faça pausas;
vista-se para o trabalho;
crie um ambiente;
separe lazer de trabalho;
desligue a mente.
Mas tome cuidado com sua saúde mental, pois essa é a principal queixa dos profissionais que passaram a trabalhar em casa.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSHOME OFFICE
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais