O que você vai ler neste artigo:
Para quem não for isento de cobrança, taxa é de R$ 85; saiba como se inscrever
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
30.06.2021
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 a partir desta quarta-feira (30). A prova é realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A inscrição vai até o dia 14 de julho. As provas já têm data marcada: vão ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro.
A taxa de inscrição no Enem é de R$ 85 para que não for isento da cobrança. O pagamento é feito por meio do Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).
Vale lembrar que quem quiser fazer o exame precisa se inscrever, mesmo que tenha tido o pedido de isenção de taxa aprovado. Quem teve aprovação da justificativa de ausência na prova anterior também precisa se inscrever.
A inscrição no Enem é bem simples. Veja abaixo o passo a passo.
Os candidatos interessados devem acessar a Página do Participante.
Ao acessar a Página do Participante, haverá um botão “Inscrição”. Clicando nele, um robô pedirá o CPF e a data de nascimento antes de dar prosseguimento à inscrição.
Em seguida, é possível continuar o processo de inscrição ao acrescentar outras informações pessoais, como o nome do pai, o sexo, cor/raça, estado civil, nacionalidade, estado, município, CEP e número da residência.
O Inep perguntará se você precisa de algum recurso de acessibilidade (para quem tem deficiência ou precisa de condições especiais para fazer a prova).
O Inep também perguntará qual idioma estrangeiro da sua preferência (inglês ou espanhol).
Ainda é necessário dizer se você já concluiu o ensino médio, se estudou em escola pública ou privada, com ou sem bolsa, entre outras informações.
Também há um formulário socioeconômico, com a finalidade de ter mais informações sobre o público que realizará a prova. São 25 perguntas.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800-616161.
Leia também: Cadastro Único: o que é e para que serve
Assim como na última edição, também será possível realizar o Enem na edição desta vez em formato digital (no computador) ou impresso (prova em papel).
É exclusivo para concluintes do Ensino Médio em 2021 ou para quem já concluiu o Ensino Médio em anos anteriores;
Tem um número limitado de vagas por Estado e Município, que serão preenchidas por quem se inscrever primeiro;
Não permite alteração de opção para o Enem impresso após conclusão da inscrição;
Haverá atendimento especializado para todos os participantes; no entanto, os recursos de acessibilidade disponibilizados serão a Prova Ampliada (fonte de letra e imagens no tamanho 18), a Prova Superampliada (fonte da letra e imagens no tamanho 24), a Sala de Fácil Acesso, o Tempo Adicional e/ou Intérprete de Libras. Os demais recursos de acessibilidade serão assegurados no Enem impresso;
Para todos os participantes será disponibilizada a funcionalidade de alto contraste.
A possibilidade de pedido de isenção de taxa começou no dia 17 de maio e durou até o dia 28 daquele mês. Já houve a divulgação preliminar dos pedidos que foram aceitos no último dia 9.
Para consultar, os participantes devem acessar a página do participante do Inep, com a senha de acesso pessoal cadastrada anteriormente.
PALAVRAS-CHAVE
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais