O que você vai ler neste artigo:
A inclusão de mais beneficiários foi feita a partir de uma revisão de dados, de acordo com o
ARTIGOS
•
4min. de leitura
•
17.03.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
Quando a situação está difícil, um dinheiro extra cai sempre bem. Então, aí vai uma notícia boa: mais 1,6 milhão de pessoas receberão o abono salarial do PIS/Pasep.
Isso será possível a partir de uma revisão de dados feita pelo governo federal, que acabou detectando a necessidade de inclusão desses beneficiários.
Ao todo, 1.671.810 trabalhadores foram incluídos na lista de pagamentos do abono salarial do PIS/Pasep. Eles receberão até R$ 1.212, valor de um salário mínimo, entre os dias 29 e 31 deste mês.
Havia um total de 1,9 milhão de cadastros do PIS e do Pasep passando por uma revisão do governo federal.
O motivo disso, de acordo com um comunicado do governo era “realizar um reprocessamento mais apurado das informações” por causa de inconsistências de informações” da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) enviadas pelas empresas.
Essa quantidade corresponde a 3,5% do total de 55 milhões de cadastros verificados.
Com essa análise, de acordo com comunicado do Ministério do Trabalho, foi constatado que esse 1,6 milhão de trabalhadores foram identificados como tendo direito a receber o benefício também.
Leia também: Nova rodada de pagamentos do abono salarial do PIS e Pasep em 2022: confira quem vai receber
Os resultados da revisão ficaram disponíveis nesta quarta-feira (16) no aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e na plataforma serviços do trabalho no Portal GOV.br.
De 55 milhões de cadastros, a Dataprev tinha processado 96,5% dos dados, dos quais:
22,7 milhões elegíveis a receber o benefício;
30,4 milhões inelegíveis; e
1,9 milhão com necessidade de processamento adicional (3,5% de cadastros), sendo que 1,6 milhão se tornaram elegíveis ao abono.
Têm direito ao abono salarial aqueles trabalhadores que receberam, em média, até 2 salários mínimos mensais com carteira assinada e que exerceram atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.
Ainda é preciso estar inscrito no PIS-Pasep há pelo menos 5 anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Rais.
O PIS é destinado aos trabalhadores da iniciativa privada e é pago pela Caixa. Já o Pasep é pago a servidores públicos pelo Banco do Brasil.
O calendário de recebimento é feito de acordo com o mês de nascimento do beneficiário da iniciativa privada. Para servidores públicos, vale o número final da inscrição.
Ao todo, cerca de 23 milhões de trabalhadores têm direito ao abono salarial relativo a 2019, sendo que 22 milhões recebem o PIS e 1 milhão recebem o Pasep.
Além do abono salarial do PIS/Pasep, você pode ter algum dinheiro esquecido em bancos e não saber. Veja neste artigo como consultar e solicitar a retirada.
PALAVRAS-CHAVE
ABONO SALARIALARTIGOSRENDA EXTRA
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais