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O modelo de negócios que conecta compradores e vendedores já é o mais usado no Brasil para vendas na internet
ARTIGOS
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8min. de leitura
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18.08.2021
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PorRedacao | Millena PAN
O marketplace é uma plataforma que conecta compradores e vendedores de produtos e serviços. É como um shopping virtual, com a vantagem de conseguir comprar o que você precisa sem ter que sair de casa.
Para ajudar a entender o que é marketplace é só lembrar daquela frase popular sobre “juntar a fome com a vontade de comer”. Assim, é possível encontrar de tudo nessas plataformas, de produtos diversos a serviços.
Mais do que uma única loja virtual (também chamada de e-commerce), o marketplace agrega diferentes lojas e lojistas em um mesmo ambiente.
Veja como um marketplace funciona, quais os tipos existentes e as vantagens que oferecem a compradores e consumidores.
O marketplace é um grande shopping online que traz ao consumidor a facilidade de fazer compras rápidas, com preços atrativos e sem sair de casa.
Ele funciona com uma plataforma que reúne diferentes lojas e marcas que oferecem produtos e serviços a um público indeterminado de compradores.
A diversidade é tanta que é comum encontrar o mesmo produto sendo vendido a preços diferentes, o que estimula a concorrência e ajuda o comprador a economizar dinheiro.
Esse tipo de modelo de negócios está cada vez mais aquecido. Segundo um dos principais relatórios do comércio eletrônico Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen, os marketplaces foram responsáveis por 78% do faturamento do e-commerce brasileiro em 2020.
Com a pandemia, os brasileiros estão mais dispostos a realizar compras online, como revelou pesquisa recente encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Outra pesquisa, essa da FecomercioSP, revelou que o comportamento deve continuar mesmo depois que a covid-19 estiver sob controle.
São 3 grupos principais de pessoas que operam a plataforma. Um deles é formado por vendedores ou prestadores de serviço que cadastram seus produtos na plataforma.
Além de preços competitivos, eles devem fornecer o máximo de detalhes sobre o que estão vendendo, como fotos, dimensões, marcas e cores.
Há o grupo dos compradores, que acessam as plataformas gratuitamente para ter acesso a uma infinidade de produtos e serviços. É possível comparar ofertas, pedir orçamentos, ver e enviar avaliações de lojistas e profissionais.
Por meio de mecanismos de buscas e dos filtros, consegue encontrar mais facilmente pelo que procura. Algumas plataformas também oferecem sugestões personalizadas que levam em conta o padrão de consumo da pessoa que está consultando.
O terceiro grupo envolvido em um marketplace é o de administradores da plataforma, responsáveis por gerenciar todos os vendedores, atrair fornecedores e clientes e coordenar sistemas de pagamento.
Geralmente, o gestor ou dono do marketplace cobra taxas e comissões a cada negócio concluído.
Algumas delas nós já citamos aqui, como praticidade para concluir as compras sem sair de casa, comparação de preços e ver e enviar avaliações das lojas e profissionais cadastrados na plataforma.
Há também algumas ferramentas que permitem ao consumidor receber parte do valor investido na compra ou convertê-lo em créditos para novas transações, o chamado cashback.
Os vendedores também levam vantagem, já que os marketplaces atraem muitas pessoas, aumentando a visibilidade dos produtos e serviços ofertados e, consequentemente, as chances de venda.
Além disso, não precisam correr atrás de clientes, já que é a ferramenta que conta com mecanismos para atrair consumidores.
Vale dizer que, geralmente, os marketplaces contam com um intermediador financeiro para garantir a segurança das transações comerciais para ambos os lados, outra boa vantagem a ser mencionada.
Você já sabe o que é marketplace, mas talvez se surpreenda ao descobrir que existem vários tipos desse modelo de negócio, com variações de segmento, categoria de produtos e público-alvo. Conheça a seguir os principais deles.
Já mencionamos a principal diferença entre esses dois modelos de negócio, mas vale a pena aprofundar o tema. Enquanto o marketplace reúne lojas diferentes, o e-commerce é uma única loja ou fornecedor virtual, que trabalha com estoque próprio.
Nessa modalidade, o empreendedor fica encarregado por administrar as vendas, o estoque, a logística e as formas de pagamento.
Como os negócios ficam atrelados à própria capacidade de produção e atendimento da loja virtual, o alcance é limitado, em comparação aos marketplaces, que contam com uma base de consumidores muito maior e diversa acessando a plataforma.
Agora que você já sabe tudo sobre o tema, vai poder testar com propriedade plataformas desse tipo para suas próximas compras. O PAN também oferece um marketplace com os mais variados produtos e descontos bastante atrativos. Clique aqui e conheça a plataforma, disponível para clientes da conta digital PAN.
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