O que você vai ler neste artigo:

CNH começa ser emitida em novo formato

Documento fica mais moderno, com possibilidade de uso do nome social do motorista

ARTIGOS

 • 

3min. de leitura

 • 

01.06.2022

 

controle
seus gastos

PorRedacao | Millena PAN

Um novo mês, uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir desta quarta-feira, dia 1º de junho, o documento passa a ser emitido num novo formato.

Mas calma, ninguém precisará sair correndo para tirar uma nova carteira de habilitação. O que ocorre é que os documentos emitidos a partir de agora possuem visual diferente da versão anterior, além de mais informações sobre o motorista.

A substituição das CNHs antigas pelas novas ocorrerá de maneira gradual, à medida em que os condutores tenham de renovar ou emitir uma segunda via.

SAIBA AS MUDANÇAS NA CNH

Uma mulher negra, cabelo de trança, comprido, na altura da cintura, calça laranja, blusa listrada de manga curta, sorri em pé ao mexer no celular, na frente de um carro branco

A nova CNH, que passa a ser emitida a partir desta quarta-feira (1), tem um formato mais “moderno”, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com objetivo de cumprir algumas determinações legais.

Entre as novidades da nova CNH, por exemplo, estão a possibilidade de o condutor usar o nome social e ou da filiação afetiva que desejar.

Além disso, foi incorporado um código internacional usado nos passaportes, que permite que o condutor embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Tudo de forma eletrônica.

O documento também tende a facilitar embarques internacionais, porque terá informações impressas em inglês e espanhol.

A nova versão da CNH tem uma tabela para identificar os tipos de veículos para os quais o condutor está habilitado.

O documento também tem informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Por fim, a nova CNH tem ainda uma nova cor, além da verde. O documento será também amarelo e com novos grafismos que tendem a dificultar falsificações. O QR Code foi mantido.

Assim como já ocorre atualmente, o documento poderá ser emitido nos formatos físico e digital.

Todas essas mudanças estavam previstas desde o fim do ano passado, quando o Conselho Nacional de Trânsito (CNT) publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), que regulamenta essas medidas.

Aproveite para ver algumas dicas de financiamento de veículos e saiba como não cair em golpes.

 

 

PALAVRAS-CHAVE

ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSNOVA CNH

 

Política de PrivacidadeCookies que utilizamos

MAPA DO SITE: