O que você vai ler neste artigo:
Documento fica mais moderno, com possibilidade de uso do nome social do motorista
ARTIGOS
•
3min. de leitura
•
01.06.2022
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
Um novo mês, uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir desta quarta-feira, dia 1º de junho, o documento passa a ser emitido num novo formato.
Mas calma, ninguém precisará sair correndo para tirar uma nova carteira de habilitação. O que ocorre é que os documentos emitidos a partir de agora possuem visual diferente da versão anterior, além de mais informações sobre o motorista.
A substituição das CNHs antigas pelas novas ocorrerá de maneira gradual, à medida em que os condutores tenham de renovar ou emitir uma segunda via.
A nova CNH, que passa a ser emitida a partir desta quarta-feira (1), tem um formato mais “moderno”, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), com objetivo de cumprir algumas determinações legais.
Entre as novidades da nova CNH, por exemplo, estão a possibilidade de o condutor usar o nome social e ou da filiação afetiva que desejar.
Além disso, foi incorporado um código internacional usado nos passaportes, que permite que o condutor embarque em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Tudo de forma eletrônica.
O documento também tende a facilitar embarques internacionais, porque terá informações impressas em inglês e espanhol.
A nova versão da CNH tem uma tabela para identificar os tipos de veículos para os quais o condutor está habilitado.
O documento também tem informações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.
Por fim, a nova CNH tem ainda uma nova cor, além da verde. O documento será também amarelo e com novos grafismos que tendem a dificultar falsificações. O QR Code foi mantido.
Assim como já ocorre atualmente, o documento poderá ser emitido nos formatos físico e digital.
Todas essas mudanças estavam previstas desde o fim do ano passado, quando o Conselho Nacional de Trânsito (CNT) publicou uma resolução no Diário Oficial da União (DOU), que regulamenta essas medidas.
Aproveite para ver algumas dicas de financiamento de veículos e saiba como não cair em golpes.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSNOVA CNH
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais