O que você vai ler neste artigo:
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) divulgou na tarde desta quinta-feira (26) que os planos de saúde individuais e familiares estão autorizados a aumentar os preços em até 15,5%.
Esse é o maior reajuste no valor dos planos de saúde em todos os tempos – a ANS foi fundada em 2000. Até então, a principal elevação de preço havia sido em 2016, de 13,57%.
O aumento também fica acima da inflação acumulada nos últimos 12 meses terminados em abril, de 12,13%, de acordo com o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), medido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Esse percentual de 15,5% é o limite de reajuste válido para o período de maio de 2022 a abril de 2023, a ser aplicado na data de aniversário do contrato.
Ao todo, cerca de 8 milhões de beneficiários serão impactados. Já os planos coletivos e empresariais não precisam seguir a regra de reajuste da ANS.
Leia também: Serviços de saúde e transações financeiras pela internet foram as práticas mais comuns na pandemia, diz pesquisa
Uma alternativa para poupar uma grana com atendimentos médicos é manter uma rotina com hábitos saudáveis, como se alimentar bem, praticar exercícios físicos e fazer exames preventivos.
Isso porque cuidar da saúde também impacta diretamente nas finanças pessoais do presente e do futuro. Nada adianta ter uma aposentadoria com longevidade financeira se não houver saúde para aproveitar.
Problemas de saúde podem levar a prejuízos financeiros e vice-versa:
Uma doença pode levar a gastos com tratamentos. Dependendo da gravidade, a pessoa pode diminuir sua produção ou até ficar sem trabalhar, enquanto as contas se acumulam sem ter condições de pagá-las;
Enfrentar problemas como desemprego ou ficar com o nome sujo na praça são situações que também podem causar doenças que atingem a mente, como ansiedade, depressão, estresse e distúrbios do sono (insônia), por exemplo.
Por isso, algumas soluções para gastar menos com saúde são as seguintes:
Clínicas populares
Cartões de desconto e pré-pago
Reserva de emergência para saúde
Outros tipos de serviços assistenciais de saúde
Diante da alta dos preços autorizada pela ANS, você pode procurar por opções bem mais em conta e que não são planos de saúde, mas que ajudam a você cuidar da sua, como o Saúde PAN.
Com Saúde PAN é possível fazer consultas gratuitas por vídeo, além de ter descontos em consultas presenciais, exames e medicamentos.
O Saúde PAN vai custar apenas R$ 9,99 por mês, mas você precisa ter a conta digital do Banco PAN. Se você ainda não é cliente, saiba como abrir a sua aqui.
Por esse valor será possível garantir o acesso a serviços de saúde com preços reduzidos, consultas gratuitas via telemedicina e, ainda, ter descontos exclusivos em redes de farmácias.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais