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Café foi o segundo item com maior alta na pesquisa feita para o IPCA, o índice oficial do país. Veja produtos que mais aumentaram
Nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2022, a cenoura foi o produto que mais aumentou de preço na pesquisa feita pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para calcular o IPCA, o índice de inflação oficial do país. Ela subiu 83,42% ao longo desse período.
O produto com o segundo maior aumento de preços em um ano até fevereiro de 2022 foi o café moído, com reajuste de 61,19%. E, em terceiro lugar, aparece o mamão, com alta de 57,24% no período.
O IPCA teve um aumento de 10,54% nos 12 meses terminados em fevereiro de 2022.
A inflação medida pelo IPCA em fevereiro, que ficou em 1,01%, foi influenciada principalmente pelo grupo de Educação, que subiu 5,61% no mês.
Isso porque, no grupo de Educação, em fevereiro, foram incorporados os reajustes habitualmente praticados no início do ano letivo, de acordo com o IBGE. O maior impacto veio dos cursos regulares (6,67%), com destaque para o ensino fundamental (8,06%), a pré-escola (7,67%) e o ensino médio (7,53%).
Já o grupo de Alimentação e Bebidas, que registra sucessivas altas desde janeiro de 2020, teve os aumentos nos preços da batata-inglesa (23,49%) e da cenoura (55,41%) como destaques de fevereiro. E esse salto no preço da cenoura contribuiu para que ela liderasse as altas em um ano.
Considerando o período acumulado de um ano (12 meses), os principais “vilões da inflação” têm sido os combustíveis, que acumulam avanço de 33,33%. Em 12 meses, a gasolina acumula avanço de 32,62% e o diesel, de 40,54%.
Veja no gráfico a seguir os 20 produtos que mais subiram de preço em um ano até fevereiro de 2022 na pesquisa do IPCA, segundo o IBGE:
Em fevereiro, todas as 17 capitais que fazem parte da pesquisa mensal do Dieese tiveram alta no valor da cesta básica. Confira.
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