O que você vai ler neste artigo:
Beneficiários devem fazer o procedimento por aplicativo ou agências bancárias; veja calendário
ARTIGOS
•
3min. de leitura
•
13.05.2021
controle
seus gastos
PorRodrigo Chiodi
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou, nesta quinta-feira (13), que vai voltar a bloquear benefícios de segurados que não tenham feito a prova de vida. A medida é válida para segurados que moram no Brasil.
A obrigatoriedade estava suspensa desde março de 2020, por causa da pandemia, mas será retomada a partir da competência deste mês de maio.
De acordo com a Portaria 1.299, publicada no Diário Oficial da União, o cronograma começará com aposentados e pensionistas que ainda não realizaram comprovação de vida antes da pandemia por nenhum canal disponibilizado para o procedimento.
Segundo o instituto, são cerca de 160 mil segurados nessa situação, que deveriam ter feito a prova de vida em fevereiro de 2020.
Veja abaixo como fica o calendário com datas limite para cada beneficiário fazer sua prova de vida:
A prova de vida é obrigatória para os segurados do INSS que recebem seu benefício por meio de conta corrente, conta poupança ou cartão magnético. Assim, todos os anos os beneficiários devem comprovar que estão vivos para evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Ela pode ser feita por aplicativo ou site Meu INSS ou Gov.br, por meio de tecnologia de reconhecimento facial, ou nas instituições bancárias onde o beneficiário recebe o benefício. No segundo caso, é necessário levar um documento de identidade à agência bancária.
Em algumas agências, o beneficiário consegue realizar o procedimento pelos terminais de autoatendimento. Nesse caso, ele é feito pela biometria.
Para quem optar por fazer a prova de vida pelo aplicativo, basta clicar em Realizar Validação e autorizar que o uso da câmera de seu celular. Para confirmar a identidade, deverá preencher informações de seu documento.
O passo a passo completo está disponível aqui.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSPROVA DE VIDA
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais