O que você vai ler neste artigo:
Receita Federal vai pagar a restituição para quem tiver direito em 5 lotes; veja as datas
ARTIGOS
•
4min. de leitura
•
10.05.2021
controle
seus gastos
PorRodrigo Chiodi
A restituição do Imposto de Renda é a melhor parte da declaração, para quem tem direito a receber. Ela é um valor que a Receita Federal tem que devolver à pessoa que pagou mais imposto do que deveria em 1 ano.
Para saber se tem direito, você precisa fazer a declaração do Imposto de Renda. É com ela que vai saber se tem imposto a pagar ou dinheiro a receber do governo.
Quem pagou mais imposto do que deveria ao longo do ano tem direito a receber a restituição de Imposto de Renda.
As pessoas que têm emprego com carteira assinada, por exemplo, passam a dever imposto se ganham a partir de R$ 1.903,99. O valor é descontado todo mês diretamente no salário.
Autônomos e quem tem negócio próprio também podem ter que pagar o imposto a cada mês, dependendo de quanto recebem.
Na declaração, a pessoa preenche os campos com todos os valores que recebeu no ano anterior, quanto pagou de imposto e os outros dados pedidos. O próprio sistema vai calcular se o contribuinte tem algum valor a pagar ou a receber. Se for o segundo caso, vai aparecer “imposto a restituir” no final da declaração.
Para receber a restituição de Imposto de Renda, a pessoa deve incluir na declaração os dados de uma conta bancária que esteja em seu nome para a Receita Federal depositar o valor. Pode ser conta corrente ou poupança.
Se 2 pessoas têm uma conta conjunta, elas podem pedir para a Receita depositar suas restituições nela.
Essa indicação é feita na própria declaração. O sistema pede para colocar o banco, o número da agência e da conta.
Mas atenção: você não pode pedir para o depósito ser feito em uma conta que não esteja em seu nome.
A Receita Federal vai pagar a restituição do IR em 5 lotes em 2021. Eles serão divididos em 5 meses, de maio a setembro.
Veja o calendário no quadro a seguir.
Mais ou menos uma semana antes de cada lote, a Receita Federal libera a consulta para saber se a restituição vai ser paga naquele mês.
Para consultar, a pessoa deve entrar na página da Receita Federal que oferece esse serviço, digitar seu CPF e a data de nascimento. Há também uma imagem com 6 caracteres que devem ser digitados no campo embaixo dela.
Se a restituição for liberada, vai aparecer a data e o valor do depósito, além dos dados da conta em que ela será paga. Mas, se não for, vai aparecer uma mensagem dizendo que a declaração está na base da Receita. Aí, é esperar pelo próximo mês.
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSRESTITUIÇÃO DO IR
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais