O que você vai ler neste artigo:
Rio Grande do Sul é 1º estado a receber o novo RG; saiba quando documento estará disponível em outros lugares
ARTIGOS
•
5min. de leitura
•
27.07.2022
renda
extra
PorRedacao | Millena PAN
Conhecido como “novo RG” (Registro Geral), um modelo diferente da carteira nacional de identidade começou a ser emitido nesta terça-feira (26), no Rio Grande do Sul.
Nos próximos dias, essa versão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também começará a ser emitida nos seguintes locais: Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
A Receita Federal informou que ainda não há previsão de data para que comece a emissão nos outros 21 estados brasileiros.
O documento foi anunciado pelo governo federal no dia 24 de fevereiro, mas os institutos de identificação e emissão têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequar.
O novo RG só será obrigatório para os cidadãos a partir de 2032.
O RG ou carteira de identidade é um documento oficial de identificação, com foto, que traz diversos dados relacionados a uma pessoa nascida no Brasil ou naturalizada. Tem validade em todo o território nacional.
No caso do novo RG, o documento usa o número do CPF (Cadastro Único de Pessoa Física) como numeração única. Ou seja, basta esse número para que você seja identificado, sem importar o número da identidade antiga.
Até então, havia números diferentes para RG e CPF. Agora, no entanto, haverá uma única numeração para cada pessoa.
O novo modelo de RG também tem elementos como QR Code e numeração especial para verificação de autenticidade.
Com isso, é possível ter também, além do documento físico (impresso), a versão online, ou seja, o RG digital.
Será possível incluir informações sobre grupo sanguíneo, disponibilidade para doação de órgãos e outras informações de saúde.
Por enquanto, num primeiro momento, só será emitido o novo RG para quem estiver tirando a sua primeira via e apresentar o número de CPF.
Para quem ainda não possui CPF ou não está com ele regularizado, é possível tirar o modelo antigo da carteira de identidade.
A regularização do CPF pode ser feita remotamente, pelo site ou aplicativo da Receita Federal. O cidadão, no entanto, deve tomar cuidado com os golpes que anunciam a regularização do documento.
Se estiver tudo certo com o seu CPF e for sua primeira via da identidade, a emissão do RG poderá ser feita a partir do seguinte passo a passo:
Outro golpe para o qual a Receita tem alertado é aquele que promete restituição do Imposto de Renda. Saiba como se proteger.
PALAVRAS-CHAVE
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais