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Sebrae lança Guia de Tendências 2022-2023 gratuito para empreendedores

Plataforma dá dicas para donos de micro e pequenos negócios melhorarem atividades no mercado

ARTIGOS

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18.11.2021

 

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extra

PorRedacao | Millena PAN

Visando o mercado no pós-pandemia, o Sebrae do Paraná preparou um Guia de Tendências 2022-2023 com foco nacional, completamente gratuito, destinado a empreendedores de micro e pequenas empresas.

O guia é uma ferramenta para ajudar empreendedores a planejar ações que se adequem à realidade do período pós-pandemia, e o material pode ser baixado na versão e-book (livro virtual), em formato PDF, no site do Sebrae do Paraná, responsável pela iniciativa. 

As tendências de mercado estão definidas em duas seções: 

  1. Tendências de Comportamento e Consumo;

  2. Tendências de Mercado e Gestão. 

“No site, as pessoas terão acesso às principais tendências comportamentais e mercadológicas”, cases de empresas se reinventaram na pandemia e conteúdos atualizados em vídeos e textos”, disse num comunicado o consultor do Sebrae do Paraná, Maurício Reck.

TENDÊNCIAS DO CONSUMIDOR NO PÓS-PANDEMIA

 Dentro de cada uma das duas grandes seções do Guia de Tendências foram elencadas as macro e microtendências para os próximos 2 anos, de acordo com o comportamento do consumidor. 

Ao todo, são 9 macrotendências e mais de 40 microtendências no guia elaborado pelo Sebrae. 

As macro estão relacionadas às mentalidades comportamentais originadas pelas necessidades da sociedade. Elas têm proporções maiores e passam a afetar vários setores da indústria por um período mais longo, que varia de 15 a 30 anos, de acordo com Reck.

COMO EMPREENDEDORES APLICAM AS TENDÊNCIAS

Também existe uma seção chamada Contexto, que fala do contexto que estamos vivendo e mostra um glossário de termos e recursos de tecnologia e negócios.

Nessa seção de contexto, o empreendedor poderá procurar respostas para  algumas perguntas. Assim, terá mais conhecimento sobre o que fazer e a quem atingir com seu negócio.

Veja abaixo algumas dessas perguntas:  

  • Quem somos? Quem são os novos públicos consumidores?

  • Onde estamos? Que situações em comum nos ligam uns aos outros? Em que momento da história estamos, afinal?

  • O que temos? Quais recursos (tecnologia, métodos, modelos de negócios…) temos à nossa disposição atualmente?

Depois de conhecer as tendências para 2022 e 2023 e os principais aspectos do contexto atual, o empreendedor poderá usar uma tabela que o Sebrae disponibilizou gratuitamente na plataforma para aplicar o que aprendeu de maneira prática, em seu próprio negócio. 

GUIA DE TENDÊNCIAS CONSIDEROU INCLUSÃO SOCIAL

Segundo o consultor do Sebrae do Paraná, o órgão buscou informações de relatórios de tendências feitos por diversas empresas de tecnologia e estudos no mundo para elaborar o guia. 

“Com essa base, foi realizada uma curadoria de informações mais relevantes com foco nos pequenos negócios”, disse o consultor Maurício Reck.

Inovações tecnológicas, ambientais, opiniões diferentes sobre raça, gênero, religião, questões políticas que estão no centro dos debates públicos também foram levados em consideração para elaborar o conteúdo.

Da mesma forma, o guia também levou em conta a inclusão, desde questões raciais, sociais, com foco nas pessoas com deficiência (PcD), até “pet families” (famílias com animais de estimação), que buscam programas em que seus animais de estimação estejam inseridos, como hotéis e restaurantes.

Veja ainda uma plataforma lançada pelo Senac que tem cursos gratuitos online para empresas e trabalhadores, com objetivo de qualificar o ambiente das empresas. 

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