O que você vai ler neste artigo:
O meio de pagamento é instantâneo, ou seja, assim que a transação é liberada após inserção de senha ou outro recurso de confirmação, os valores são enviados imediatamente para a conta bancária de destino. Isso acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Então, quem percebe que fez um PIX errado, seja em relação ao valor ou à chave PIX do destino do dinheiro (enviando valores para uma outra pessoa ou estabelecimento diferente do que deveria receber a quantia), deve saber o que fazer para lidar com essa situação.
O Banco Central (BC) informa que é possível alterar o valor a ser pago ou cancelar a transação apenas antes da confirmação do pagamento.
Isso significa que é possível corrigir o valor ou cancelar o PIX até o momento anterior ao uso da senha pessoal ou outra forma de confirmar a transação, como biometria ou reconhecimento facial, por exemplo.
“Após a confirmação, como a liquidação do PIX ocorre em tempo real, a transação não poderá ser cancelada”, diz o BC. Como o pagamento é instantâneo, não dá tempo de cancelar a transação via PIX, mesmo que o valor esteja errado.
O mesmo acontece caso a chave PIX usada seja de um destino diferente do que deveria ser. Por exemplo: se a chave for o celular de uma pessoa e, por engano, você inserir o número de outra pessoa e enviar dinheiro pelo meio de pagamento instantâneo.
Nesse caso, não tem como cancelar um PIX depois de digitar a senha ou usar biometria para confirmar o pagamento. Porém, dá pra tomar algumas medidas que aumentam as chances de conseguir a devolução dos valores enviados.
Depois de fazer um PIX e perceber que o valor estava errado ou que o destinatário do dinheiro não era aquele, é possível reaver a quantia que foi enviada de forma integral ou parcial caso o recebedor da quantia faça a devolução.
A função de devolução do PIX está disponível em todos os aplicativos que usam o sistema de pagamento. Portanto, quem recebe um PIX errado pode devolver os valores na mesma hora.
Por isso, caso você mande recursos para um destinatário diferente do que deveria receber a grana, pode negociar com a pessoa a devolução do dinheiro. Isso fica mais fácil se a chave PIX for o celular ou e-mail da pessoa ou se você conhecê-la.
Só quem recebeu valores por PIX pode iniciar o processo de devolução dos recursos. Não há nenhuma cobrança de taxa nessa devolução e o dinheiro cai na mesma hora na conta de quem mandou o dinheiro originalmente.
Caso sejam fornecidas informações incorretas em um PIX (por erro de digitação ou porque alguém informou a chave PIX faltando uma letra ou número, por exemplo), a transação não será feita e o aplicativo vai mostrar na hora o motivo do cancelamento.
As menores taxas, exclusivo para Aposentados e Pensionistas do INSS.
O que você vai ler neste artigo:
O PIX só é enviado depois da confirmação mediante senha ou outro método. Por isso, antes dessa etapa, é possível cancelar o PIX. Para fazer isso e evitar dor de cabeça para reaver os recursos enviados por engano, é fundamental seguir as dicas abaixo:
Se qualquer erro for identificado, tente contato com a pessoa ou empresa que recebeu o PIX e negocie a devolução do valor.
O PIX é um meio seguro de pagamento, mas ainda assim criminosos podem tentar pegar seu dinheiro utilizando o sistema. Para não cair em nenhuma fraude, veja como tomar cuidado com o golpe do PIX de R$ 1 que está circulando no WhatsApp.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais