O que você vai ler neste artigo:
Pesquisa mostra que 85% aceitariam cargo inferior; entenda o que buscam os empregadores para se preparar melhor para uma vaga
ARTIGOS
•
4min. de leitura
•
04.08.2021
controle
seus gastos
PorRedacao | Millena PAN
O aumento do desemprego tem levado trabalhadores a aceitarem vagas com salário menor do que aquele que recebiam antes para voltarem ao mercado. Essa é uma constatação da consultoria de RH Luandre, que fez uma pesquisa a respeito desse assunto.
De acordo com o estudo, 90% dos trabalhadores em situação de desemprego aceitariam ganhar menos do que o desejado para voltar ao mercado.
O estudo também mostra que 85% dos entrevistados aceitariam um cargo inferior, independente de idade e formação, para voltar ao mercado.
A pesquisa foi realizada em julho com 935 profissionais que estavam sem emprego, sendo que 52% deles tinham ensino médio e 30% tinham ensino superior. A idade variava de 18 a 60 anos.
Dos profissionais que não aceitariam uma redução de cargo para voltar ao trabalho, 68% disseram que aceitariam reduzir o salário. Ou seja, mesmo entre aqueles mais resistentes a reduções de cargo, quase 7 a cada 10 topariam ganhar menos.
Outra constatação da pesquisa é que 76% consideram a mudança de carreira como alternativa para driblar a situação do desemprego, e apenas 15% permanecem resistentes em manter a área de atuação.
A empresa de consultoria de recursos humanos Robert Half, em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, divulgou uma pesquisa que revela o que as empresas que buscam funcionários querem nos candidatos.
O estudo também mostra o que quem está em busca de uma vaga - desempregado ou não - procura na nova oportunidade de trabalho.
O estudo se chama "Match Perfeito – o que buscam profissionais e recrutadores”. Foram ouvidos 351 profissionais empregados, 349 profissionais desempregados e 714 recrutadores entre 3 e 27 de maio.
O fator mais importante para os recrutadores, de acordo com o estudo, é a experiência prévia do candidato. Logo depois vem a relação do candidato com a cultura da empresa. Outro fator importante é a formação acadêmica.
Veja abaixo quais os fatores mais importantes que são analisados pelos recrutadores na hora de selecionar um trabalhador, de acordo com a pesquisa:
Experiência prévia do candidato: 88%
Aderência com a cultura organizacional: 62%
Formação acadêmica do candidato: 36%
Ser indicado por pessoas relevantes no mercado ou na academia: 31%
Expectativa salarial e seu enquadramento com as tabelas da empresa: 26%
Candidatos que estejam trabalhando em outras empresas do setor: 19%
Ser indicado por pessoas da empresa: 17%
Disponibilidade geográfica: 11%
Disponibilidade para início do contrato: 5%.
Com essas informações, pode ficar mais fácil encontrar uma vaga. Mas melhorar a capacitação pode dar mais chances, também. Por isso, veja cursos gratuitos online que você pode fazer para dar aquele “lustro” no currículo!
PALAVRAS-CHAVE
ARTIGOSCONTROLE SEUS GASTOSDESEMPREGO
Política de PrivacidadeCookies que utilizamos
MAPA DO SITE:
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais