O que você vai ler neste artigo:
Rede social pode ser uma excelente ferramenta para aumentar os lucros e fidelizar novos clientes
ARTIGOS
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9min. de leitura
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14.06.2021
renda
extra
PorRodrigo Chiodi
Ao longo dos anos, as redes sociais se tornaram excelentes aliadas para marcas de todos os segmentos. Se antes elas eram apenas utilizadas para criar uma proximidade junto ao público-alvo, atualmente elas fazem parte das principais estratégias de marketing das empresas para aumentar seu faturamento.
Isso acontece porque as redes sociais, como o Facebook e o Instagram, aos poucos se transformaram em locais de venda. Isso atraiu não apenas as grandes empresas, como pequenos e médios empreendedores.
Mas será que é fácil vender pelo Instagram? Para te ajudar, preparamos 7 dicas para iniciar um planejamento de sucesso. Assim, você terá mais chances para arrebentar na rede social e trazer mais visibilidade para sua marca e produtos ou serviços.
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A sua loja pode ter começado com um perfil pessoal, porém, para vender pelo Instagram você precisa ter um perfil comercial. Com ele é possível ter uma visão muito mais abrangente dos seus resultados.
Por exemplo, você vai entender quem procura pelos seus produtos ou serviços, analisar os conteúdos mais acessados, patrocinar posts e criar anúncios para divulgar ainda mais a sua empresa.
Você também vai precisar criar uma loja virtual para montar uma vitrine que irá expor o que você está vendendo. Essa função está disponível para perfis que possuam uma conta comercial e página no Facebook.
O seu cliente precisa entender o que a sua empresa oferece já na descrição do perfil. Por isso, evite colocar informações desnecessárias. Resuma o seu ramo de atuação e coloque os dados para contato, como telefone, e-mail e site.
O Instagram é uma rede social bem focada no visual. Afinal, você não consegue postar nada nele sem uma imagem, certo? Então, capriche na apresentação de seu produto.
Seu perfil e as publicações precisam ser atrativos. Além de boas imagens, explique mais sobre o que está vendendo na descrição do post. Aqui é o momento de mostrar quais são as vantagens e diferenciais de seu produto ou serviço. Não se esqueça de informar o preço e as formas de pagamento.
Evite levar seu cliente para o Whatsapp ou Direct, isso pode reduzir o interesse pelo produto. Basta pensar em como você agiria: se vê um produto que te interessa, quer logo saber o preço e como pode pagar, não é mesmo?
Uma pesquisa para descobrir as melhores hashtags para o seu ramo de atuação é uma ótima estratégia. Veja o que marcas concorrentes estão fazendo e o que mais se aproxima do produto ou serviço que sua empresa oferece.
Mas não abuse delas. As regras de boas práticas do Instagram aconselham a inserir até 6 hashtags por postagem.
Caso você não saiba como fazer a busca por hashtag, existem alguns sites e plataformas que podem auxiliar no processo.
Essa é, sem dúvida, uma das ferramentas mais queridinhas por quem quer vender pelo Instagram.
Os stories são praticamente a porta de entrada da rede social, uma das primeiras coisas que os usuários enxergam ao abrir o aplicativo. Neles, é possível divulgar promoções, aguçar a curiosidade para algum lançamento e, caso o seu perfil tenha mais de 10 mil seguidores, também é possível colocar o link de seus produtos para que o usuário apenas arraste para cima e vá direto para o seu site ou loja virtual.
Além disso, os stories têm diversas ferramentas que são perfeitas para criar mais engajamento com sua rede de seguidores, como por exemplo, as enquetes.
Muitas marcas esquecem que, embora a intenção seja vender, as redes sociais foram feitas para criar uma proximidade. Por isso, não deixe de interagir com seus seguidores.
As pessoas gostam de sentir que as empresas estão ouvindo o que elas têm a dizer. Por isso, é bem importante que você responda os comentários, as mensagens diretas e, principalmente, as dúvidas sobre seus produtos e serviços oferecidos.
Lembre-se: as redes sociais, além de um bom canal de vendas, são ótimas para gerar comentários sobre a sua marca.
Recentemente, os vídeos começaram a ganhar destaque no Instagram. É possível criar materiais que mostrem seus produtos com muitos detalhes.
Fale mais sobre a sua empresa e apresente um pouco da rotina, conversando diretamente com seu consumidor. Além disso, é possível fazer lives para tirar dúvidas ao vivo, realizar promoções relâmpago, como “frete grátis nas próximas duas horas” ou trazer convidados.
Por fim, se você quiser criar editorias com vídeos que falam sobre determinados assuntos e explorar a riqueza dos seus conteúdos, é possível utilizar o IG TV.
Todas as essas funções oferecidas pelo Instagram ajudam a fortalecer o seu perfil para dar muito mais visibilidade a sua marca e seus produtos ou serviços.
É importante sempre entender quais são os produtos que estão com maior saída, planejar suas campanhas e se organizar para sempre atender bem seus clientes.
E um último lembrete: quando você está no Instagram e sua marca tem uma boa saúde digital, as chances de visualização de seu perfil aumentam. Clientes gostam de marcas ativas, perfis bonitos e bom atendimento.
Siga as dicas que demos e torne seu negócio ainda mais lucrativo.
Agora que já tem mais informações sobre como vender pelo Instagram, veja 9 dicas para fazer uma renda extra na pandemia.
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