O que você vai ler neste artigo:
Assim como ocorre em diversas áreas, a medicina tem se aproveitado dos avanços tecnológicos para se tornar cada vez mais moderna e acessível. Um exemplo dessa evolução é o conceito de saúde digital.
No setor de saúde, as novas tecnologias contribuem para ampliar o acesso a serviços, trazer mais eficiência em processos e melhorar o trabalho dos profissionais da área.
A saúde digital é o uso de diversas tecnologias para inovar o atendimento na área e ampliar a oferta de produtos e serviços, de modo a usar novas ferramentas, soluções, plataformas e tecnologias para a promoção da saúde.
Afinal, ao longo dos anos, a vida em sociedade foi influenciada por uma série de inovações tecnológicas, como o surgimento da internet e a popularização dos smartphones.
Todas essas criações permitem revolucionar a maneira de se cuidar da saúde. Se antes era necessário se deslocar até um consultório para falar com um profissional de medicina, hoje tudo pode ser feito à distância, por meio da telemedicina, por exemplo.
Com ela, é possível promover interações entre pacientes e profissionais de saúde de maneira totalmente digital, com computadores ou celulares.
Além disso, é possível fazer diagnósticos, disponibilizar exames e laudos médicos e realizar diversas atividades não emergenciais via aplicativos, sites, sistemas digitais ou mesmo ligações telefônicas.
A saúde digital funciona por meio de uma série de recursos digitais. No caso de pacientes, é possível usar serviços de saúde via celular, computador ou tablet, por exemplo.
Também dá para acompanhar informações sobre hábitos de saúde com dispositivos inteligentes, como relógios que podem medir batimentos ou analisar a atividade física que alguém realizou no dia.
Além disso, a saúde digital também envolve o uso de uma série de soluções tecnológicas por parte dos profissionais de saúde, que atualmente podem contar com os seguintes recursos:
Inteligência artificial, que auxilia na geração de resultados ou análise de exames médicos por meio de sistemas que podem “pensar” de forma similar aos humanos;
Realidade virtual e aumentada, que são tecnologias que permitem, respectivamente, visualizar ambientes virtuais ou integrar imagens digitais ao universo físico, o que contribui, por exemplo, para o aprendizado da medicina;
Sistemas de big data, que são grandes volumes de dados que podem ser analisados e contribuem para gerar relatórios que auxiliam médicos em avaliações de casos.
Na relação entre médicos e pacientes, a saúde digital está presente em atendimentos à distância, facilitados por aplicativos e sites. Essas tecnologias fizeram surgir especialidades de telemedicina como:
A teleconsulta, ou seja, a realização de consultas ao vivo entre médicos e pacientes via computador ou celular;
A teleassistência, para que profissionais de saúde possam monitorar pacientes à distância;
A Teleorientação, com profissionais de saúde prestando esclarecimentos e tirando dúvidas de pacientes de maneira digital.
Os telelaudos, que são laudos médicos, como exames e diagnósticos, emitidos e acessados em aplicativos, sites e sistemas;
A saúde digital traz diversas vantagens para as equipes de medicina e também para a população atendida por esses profissionais. Entre os benefícios estão:
Atendimentos mais rápidos, já que pacientes podem ser atendidos de qualquer lugar, a qualquer momento;
Praticidade no acompanhamento médico, pois não é preciso se deslocar a consultórios e hospitais;
Menos custos para pacientes, que podem acessar serviços médicos por preços mais baratos do que modalidades exclusivamente presenciais;
Menos custos também para profissionais, que podem usar uma estrutura física menor para consultas;
Mais eficiência em análises de dados e diagnósticos com sistemas digitais que auxiliam na interpretação de exames e de outras informações médicas.
Como dissemos, a saúde digital também permite a oferta de soluções de telemedicina por um preço que cabe no bolso. É o caso do Saúde PAN, que oferece consultas à distância, além de outros benefícios. Conheça e contrate agora o Saúde PAN.
Siga a gente
Aprenda a economizar, organizar as suas finanças e fazer o seu dinheiro render mais